Resenhas

Beach House – 7

Novo produtor traz perspectivas inéditas para a sonoridade aquática da banda

Loading

Ano: 2018
Selo: Bella Union
# Faixas: 11
Estilos: Dream Pop
Duração: 47
Nota: 3.5
Produção: Beach House, Peter Kember

Beach House, duo formado pelos músicos Victoria Legrand e Alex Scally, foi uma das bandas responsáveis pela disseminação de um dos gêneros musicais mais marcantes desta geração, o Dream Pop. Seu som reverberado, nostálgico, e aquático invoca momentos de introversão, de mergulhos para dentro de si mesmo, e parece ter respondido muito bem as necessidades de devaneio de uma parcela do público contemporâneo.

No entanto, já se vão treze anos desde que Beach House nasceu, e a banda que agora chega ao seu sétimo álbum, se vê naquele velho dilema artístico: como manter sua personalidade sem recorrer a fórmulas desgastadas? É um meio do caminho difícil de decifrar, afinal, quanto mais você sublinha o que sabe e o que pode fazer, mais fortes ficam os contornos daquilo que, por sua vez, você não pode.

Por isso, 7 vem com a perspectiva inédita de dar férias as produtor de longa data Chris Coady e chamar para o time Peter Kember, cara responsável pela sonoridade de gente como Panda Bear e MGMT. O resultado é uma mescla interessante de gravidade e saturação à assinatura prismática da banda. Tons graves e rasgados dão uma profundidade aos seus temas, e adicionam um contraste que faz bem ao climão de 7. É como se Beach House se encontrasse no meio de um triângulo formado por My Bloody Valentine, Air e Mazzy Star.

Essas referências, por sua vez, denunciam que a nostalgia continua sendo o ponto forte por aqui. De fato, uma audição mais atenta vai perceber como, na verdade, o espírito da dupla continua intacto. No entanto, o confronto das certezas estabelecidas de Legrand e Scally com as provocações de um novo produtor trouxeram um frescor que não víamos na dupla há muito tempo, elevando este álbum ao patamar de melhores trabalhos do grupo.

(7 em uma música: Dive)

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Air, Beach Fossils, Washed Out
ARTISTA: Beach House
MARCADORES: Dream Pop

Autor:

é músico e escreve sobre arte