Resenhas

Parquet Courts – Wide Awake!

Grupo traz o Funk e o Disco à sua música enguitarrada

Loading

Ano: 2018
Selo: Rough Trade
# Faixas: 13
Estilos: Punk, Garage Rock
Duração: 38
Nota: 3.5
Produção: Danger Mouse

Parquet Courts é uma banda dos Estados Unidos que parece ter ganhado espaço na cena musical abrindo o próprio caminho com cotoveladas – musicais, é claro. Influenciado pelo Punk do final dos anos 70, o quarteto sempre ofereceu uma linguagem em linha reta: enguitarrada, desproblematizada, explosiva. É aquele típico Rock feito para descarregar tensões, verbalizar desgostos, beber uma cerveja.

De uns anos pra cá, no entanto, com integrantes já não-tão-na-flor-da-idade-assim, o grupo começou a explorar novas possibilidades criativas, novos contornos para além de sua sonoridade projétil. Nesse sentido,Wide Awake!, o sexto álbum de sua discografia, coloca Danger Mouse no encargo de produtor, e traz temperos vindos do Funk e do Disco para dar uma balançada nas possibilidades rítmicas do grupo.

O resultado é bastante heterogêneo, e dá a sensação de que cada faixa obedece a uma lógica interna, ao invés de encadearem-se umas às outras, como costuma acontecer no Punk. Por isso, se é possível reconhecer referências vindas de Sex Pistols, The Clash e Toy Dolls – o vocalista Savage chega a emular uma espécie de sotaque inglês, inclusive -, também será interessante notar um desembaraço rítmico vindo de The Rapture, Hot Hot Heat ou, quem sabe, até Talking Heads.

Wide Awake!, por isso, é aquele típico álbum raivoso, que mostra os dentes para espantar os desafetos, mas é também aquele fim de festa com gente dançando em cima da mesa, com bebida espalhada pelo chão e com, vejamos, uma sofá pegando fogo. Seja como for, justamente por oferecer um teor fora da curva, este álbum destaca-se na linguagem da banda.

(Wide Awake! em uma música: Wide Awake)

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Toy Dolls, Dead Kennedys, The Rapture
MARCADORES: Disco, Garage Rock, Punk

Autor:

é músico e escreve sobre arte