Resenhas

Baywaves – It’s Been Like EP

Banda de Madri tem influências interessantes que precisam tomar corpo próprio para fugir do usual

Loading

Ano: 2018
Selo: Art is Hard Records
# Faixas: 4
Estilos: Rock Psicodélico
Duração: 14:00
Nota: 2.5
Produção: Baywaves

Dono de uma sonoridade aprazível, porém nada inovadora, o quarteto madrilenho Baywaves tenta encontrar a sua estética própria sem se esquecer de deixar as pegadas de suas influências à vista. Talvez por isso agrade tanto de primeira, mas logo se torne efêmera em uma playlistIt’s Been Like é um EP com essências de Dreampop e Rock Psicodélico que necessita de toques mais locais para se tornar mais marcante.

Algo que a sua conterrânea Hinds sabe fazer bem: apesar do DNA do Indie Rock estar latente, suas canções deixam vestígios de identidade que, pelo menos, saem do básico. Baywaves é de Madri, mas poderia ser de Londres, Perth ou Berkeley – não importa, a vontade aqui é ser universal e seu ótimo clipe (e música) Still In Bed estão aí para mostrar que uma playlist do YouTube pode criar um universo globalizado funcional e muitas vezes pasteurizado.

Hoxter mostra o seu Hipnopop (ritmo que o grupo usa para definir sua sonoridade) – guitarras com flanger, solos de guitarra meio cinematográficos e texturas de 2012. I’m Tryna é um milkshake de referências: temos Connan Mockasin, Toro y Moi e um pouco de Tame Impala. Impressiona? Não, porém dificilmente fará alguém torcer o nariz.

O melhor momento de todos vem com 1954 Egyptian Drama com uma linha de sintetizador que domina a faixa por completo e faz as vozes em camadas quase que desaparecerem. Um ouvido atento revela que a linha melódica e timbre do instrumento são puxados de Mac DeMarco e seu clássico Chamber of Reflection e posterior disco sintético Another One. Não decepciona, mas, com os pontos sendo ligados, impressiona um pouco menos.

Baywaves representa bastante uma certa normatividade no Indie Rock – climas parecidos, agradáveis, mas com discussões e propostas que parecem entrar no eterno ciclo de repetições baseadas no som estrangeiro e na vontade de globalização. Para bandas que fogem do centro usual, como Baywaves vir da Espanha, espera-se um pouco mais de tempero local para realmente se tornar um produto de importação.

(It’s Been Like em uma música: Still in Bed)

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Boogarins, Mac Demarco, Tame Impala
ARTISTA: Baywaves
MARCADORES: Rock Psicodélico

Autor:

Economista musical, viciado em games, filmes, astrofísica e arte em geral.