Resenhas

Moons – Thinking Out Loud

Segundo disco do grupo mineiro traz Folk quente desvendando as possibilidades de sua sonoridade

Loading

Ano: 2018
Selo: Balaclava Records
# Faixas: 10
Estilos: Indie Folk, Folk Rock
Nota: 3.5
Produção: Leonardo Marques e Moons

Sabe aquele disco que você escuta no inverno e pode jurar de pés juntos que ele é capaz de te esquentar por algum motivo desconhecido? O conjunto mineiro Moons não só sabe, como já é habilidoso em fazer de seus arranjos Folk fontes de calor constantes e agradáveis. Mais do que um simples aquecer, nas composições de seu trabalho de estreia, Songs Of Wood & Fire, os aconchegantes elementos parecem que despertam este calor de dentro de nós, sensibilizando nossa introspecção em uma obra minimalista, mas ao mesmo tempo, grandioso. É exatamente aí que o grupo se encontra neste momento, abraçando cada vez mais sua identidade sonora e enxergando novas possibilidades dentro deste terreno amplo e misterioso. É isso que seu novo trabalho propõe.

Thinking Out Loud reúne aquilo que nos cativou no disco passado e, de certa forma, traz um direcionamento mais consistente de sua mensagem. O minimalismo bem trabalhado é uma das marcas mais claras do universo que Moons construiu, edificando os sentimentos suaves mais pela qualidade de cada elemento do que pela quantidade. É incrível o quão introspectivo e profundo uma linha de guitarra acompanhada de um quente Rhodes podem nos levar. Dessa forma, poderíamos encarar as características deste disco como algo que o fecharia em um escopo mais íntimo, porém sua construção nos conduz para espaços amplos. Ou seja, é simultaneamente um trabalho introspectivo mas que fala muito alto, tal qual o que seu título sugere.

Vik’s Dream foi uma ótima escolha para abrir o registro, à medida que sugere acordes provocativos “jobinianos” nos envolvendo com o mistério que será desvendado a longo do disco. Seguindo com Moons, os pads sutis ao fundo fornecem uma base quase Dream Pop para que os vocais se desenvolvam em sua mansuetude e seduza o ouvinte. Em tons de Blues, e até mesmo Psicodélico, Hazy é hipnótica pelo seu instrumental e pelas vozes em spoken word, negando qualquer dúvida com relação à influência do Folk norte americano no grupo mineiro. A Dive Into You é uma das mais interessantes composições de Thinking Out Loud, pois seu arranjo acaba pondo lado a lado o trance psicodélico junto do fator orgânico que é historicamente próprio da música mineira. Encerrando o calor, In a Silent Mood constrói um ambiente um pouco mais frio, anunciando o fim do álbum e regresso ao inverno externo à nossa introspecção.

Assim, Moons dá uma lição de como passar pelo teste do segundo lançamento, solidificando as certezas de sua sonoridade e explorando o máximo possível do que ela pode oferecer. A introspecção toma novos rumos e faz do conjunto mineiro um nome do qual vale a pena reservar um tempo de nosso dia para escutá-lo, especialmente nesse prenúncio de inverno chegando no país. Um disco que esquenta de dentro para fora.

(Thinking Out Loud em uma faixa: A Dive Into You)

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Andy Shauf, The Paper Kites, Kurt Vile
ARTISTA: Moons

Autor:

Produtor, pesquisador musical e entusiasta de um bom lounge chique