Resenhas

Ross From Friends – Family Portrait

Álbum de House Lo-Fi constrói um retrato romântico da música Eletrônica noventista

Loading

Ano: 2018
Selo: Brainfeeder
# Faixas: 12
Estilos: Eletrônica, House, Lo-Fi
Duração: 53
Nota: 3.5
Produção: Felix Weatherall

Family Portrait é o primeiro álbum completo de Felix Weatherall, nome por trás do projeto Ross From Friends. Conhecido como um dos protagonistas do movimento House Lo-Fi, o mote do produtor é construir, mais do que uma sonoridade específica, uma ideia nostálgica a respeito das aparelhagens eletrônicas do passado. Ou seja, uma lembrança vaga, em grande medida ficcional, de como era o relacionamento da humanidade com os eletrônicos lá no último par de décadas do século 20.

Se o mote de Ross From Friends sempre foi esse, explorado com mais ou menos intensidade em seus EPs anteriores, o primeiro álbum vem para cravar a bandeira do seu domínio neste território, trazendo como pano de fundo conceitual uma história pessoal: a de como seu pai, Jamie Claire, viajando pela europa em 1990, fazendo shows improvisados de música eletrônica de baixo orçamento, veio a conhecer sua mãe ao longo do caminho.

Quem já conhece o trabalho do produtor verá que não nenhuma novidade sonora por aqui, mas um reforço de suas melhores qualidades, ou seja, a exploração de uma “melancolia contemplativa”, o uso de timbres comprimidos, e que se confundem com ruídos delicados do cotidiano, como Four Tet ou até mesmo Gold Panda. Marcam presença, para além disso, traços millennial como a ironia e a nostalgia noventista. Um espectro geracional pode ser encontrado, por exemplo, nos samples que aludem a um DJ Shadow no auge de sua carreira, ou coisa que o valha.

O mais interessante disso tudo é perceber como Family Portrait não vem para resgatar a música Eletrônica como ela de fato era em priscas eras, e sim como vem assumidamente para elaborar uma versão romântica daquilo que Weatherall imagina que ela foi, assim como um retrato de família que ganha novos contornos, apagando detalhes e fazendo o desejo preencher os espaços vazios provocados pelos acidentes do tempo. Ao menos no campo da música Ross From Friends cumpre a sua missão.

(Family Portrait em uma música: Pale Blue Dot)

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Dj Boring, DJ Seinfeld, Four Tet
MARCADORES: Eletrônica, House, Lo-Fi

Autor:

é músico e escreve sobre arte