Devon Welsh - Dream Songs

Devon Welsh - Dream Songs
  • Ano: 2018
  • Selo: You Are Accepted
  • Produção: Austin Tufts
  • # Faixas: 10
  • Estilos: Folk, Folk Experimental, Indie
  • Duração: 41'
BBBba

Mais do que seu primeiro álbum solo, Dream Songs é um grande exercício de sensibilidade da parte de Devon Welsh. Ao longo de dez canções, ele expõe seus questionamentos, ansiedades e vulnerabilidades para muito além dos temas românticos tão comuns aos homens sensíveis na música.

Segundo o músico contou em entrevistas e redes sociais, o disco é o resultado de suas vivências nos últimos anos, desde que sua banda Majical Cloudz terminou, e chega no intuito de "mostrar amor para todos aqueles que estiveram comigo nesse tempo". Por "amor", ele parece se referir à intenção de causar o bem, na esperança que sua arte gere efeitos positivos nas pessoas - a própria descrição do álbum no Bandcamp dá grandes pistas desse intuito.

A partir daí, fica o convite para a identificação com as incertezas e sentimentos do músico, que mistura lembranças vividas com cenários fantasiosos para criar sua poesia. Debaixo de uma asa mais Experimental do Folk, ele coloca sua voz em primeiro plano, sobre instrumentos orgânicos, para exprimir essa pessoalidade proposta, ora com delicadeza, ora com força.

Apesar da beleza de algumas faixas (principalmente a abertura By the Daylight), a audição fica comprometida pela semelhança entre as músicas, pelas letras quase sempre muito vagas e pelo incômodo causado pela sensação de que o vocal vai desafinar de vez nos momentos em que mais se desafia. São fatores que não devem atrapalhar a experiência de quem veio até o disco por identificação, mas que afastam aqueles que não estabelecerem de imediato uma conexão afetiva com a obra.

De qualquer forma, Dream Songs mostra-se como um ato de coragem. Isso porque apresenta uma ruptura com o Devon Welsh que conhecemos em sua antiga banda, mas também porque um atestado de sensibilidade desse tamanho é, querendo ou não, um ponto de resistência em meio a ideias tão tóxicas do que um homem pode ou não sentir e expressar. Eis aí outra possibilidade de efeito positivo que a obra pode causar, o que em parte, por si só, valida seu lançamento.

(Dream Songs em uma música: I'll Be Your Ladder)

Bom para quem ouve: Adam Evald , Father John Misty , Andrew Bird

Artista: Devon Welsh

Marcadores: Folk Experimental, Folk, Indie