Resenhas

Semente de Maçã – Amparo

Canções românticas são sustentadas pela Psicodelia

Loading

Ano: 2018
Selo: Independente
# Faixas: 5
Estilos: Psicodelia, Rock Psicodélico
Duração: 17'
Nota: 4.0
Produção: José Moreira

Se você mapear a música brasileira, encontrará duas características fortemente presentes, mas que nem sempre aparecem juntas. Há as canções de amor, do Sambinha ao Rockzão, da Bossa Nova ao Pop, e também a Psicodelia que colocou Os Mutantes e afins como enormes influenciadores para a produção de hoje. Amparo é a união curiosa e sensível desses dois atributos em um EP muito gostoso de ouvir.

Nele, Semente de Maçã capricha nas guitarras e em todas as cores sonoras que você espera do gênero e canta sobre aquilo que o indivíduo encontra dentro de si mesmo, ao contrário da maior parte da produção do gênero, que costuma se concentrar em observações externas. A faixa-título, que serve de abertura, carrega o clima ensolarado de uma declaração de amor ora à moda antiga, ora ingênua, sempre muito simpática.

“E eu vou fazer o impossível se tornar um sempre possível/Viver contigo, morrer contigo, é minha escolha” canta o refrão, que aparece megalomaníaco em meio aos versos tão mais simples que o cercam (como “E eu vou te fazer muito feliz/Assim como você me faz tao bem” e “Quando eu te encontrei/Eu me encontrei também”). Lidos aqui, podem parecer mero exagero apaixonado, mas o legal é justamente como toda a parte instrumental combina com a expansividade desses sentimentos.

Ao longo das próximas faixas, o romance é narrado em contextos diferentes, como a insegurança (Eu Não Sei se Devo Confiar) ou mesmo o término do relacionamento (Eu Nem Percebi). Em todos os casos, as guitarras carregadas são a entrada para um portal emocional que situa o ouvinte brasileiro na intersecção de características que ele conhece bem. Cantando das dores e das delícias do amor, com Benke Ferraz (Boogarins) entre os convidados, Semente de Maçã oferece uma experiência tão familiar quanto diferente dentro dos contextos em que Amparo é lançado.

(Amparo em uma música: Amparo)

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Dônica, O Terno, Maglore

Autor:

Comunicador, arteiro, crítico e cafeínado.