Resenhas

Dirty Projectors – About to Die

EP traz três novas músicas que comprovam a nova fase do grupo após “Swing Lo Magellan”, mostrando os caminhos que David Longstreth escolheu para seguir

Loading

Ano: 2012
Selo: Domino Records
# Faixas: 4
Estilos: Indie Pop, Freak Folk, Experimental
Duração: 12:05
Nota: 3.5

Faria mais sentido lançar um EP antes do disco e ir preparando o terreno para os ouvintes, mostrando alguns caminhos que serão seguidos no novo trabalho. Mas, como estamos falando da banda de David Longstreth, já podemos esperar o inesperado e só então tentar entender o rumo de suas ações.

About to Die é um curto EP com quatro músicas, das quais uma já é velha conhecida do Swing Lo Magellan e outras três que, segundo David, são faixas que não couberam nesse disco. O tempo que o cabeça do Dirty Projectors passou isolado em uma pequena cidade rural de Delaware se provou muito frutífero e é desse período de solitude que as novas faixas foram retiradas.

A abertura vem com a faixa retirada de seu ultimo álbum que, além de carregar o nome do EP, traz um pouco de seu clima e um tema que será abordado na música seguinte, While You’re Here. A canção se destaca de todas as outras da carreira da banda por trazer uma perspectiva mais simples em arranjos e instrumentação. Contando apenas com cordas e a voz de David, a bela música é uma homenagem a Gerard Smith (ex-baixista do TV on The Radio que faleceu em 2011 vítima de um câncer).

As seguintes parecem ser uma espécie de teste, contendo elementos que estariam presente em Swing Lo Magellan, como palmas em Here ‘Til It Says I’m Not e as harmonias vocais de Simple Request, mas não exibem a mesma grandiosidade das faixas que de fato integram o disco. Outros elementos, como a influência do Folk Rock e a busca por caminhos mais acessíveis, também se mostram por aqui e são eles que conduzem esta nova fase do grupo.

O EP fecha o ano do Dirty Projectors com um saldo mais que positivo e, mesmo sem a grandiosidade vista em Swing Lo Magellan, as faixas de About to Die devem agradar os fãs que ainda estavam ávidos por novos lançamentos da banda.

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: tUnE-yArDs, Guillemots, Fixers

Autor:

Apaixonado por música e entusiasta no mundo dos podcasts