Resenhas

niLL – Good Smell Vol.1

MC de Jundiaí retorna com seu familiar Vaporwave e mostra a beleza da vida

Loading

Ano: 2018
Selo: Sound Food Gang
# Faixas: 7
Estilos: Hip-Hop, Vaporwave, Lo-Fi
Duração: 20'
Nota: 4.0

Vaporwave, flow falado, uma pitada de anime, forte essência independente e “larica”. Misture tudo e o resultado é o instigante universo de niLL. Regina, segundo álbum considerado um dos melhores discos de 2017 pelo Monkeybuzz, foi guiado entre caminhos densos de consciência e inconsciência do MC com todos esses elementos, se solidificando como uma homenagem póstuma a sua mãe. Lá, ele pôde nos apresentar e evidenciar a sua natureza Lo-Fi, mas aqui prova também de outros sabores e temperos.

A mixtape Good Smell Vol.1 vem com diferentes efeitos vocais e timbres, dando ainda mais destaque ao seu familiar Vaporwave. Vale ressaltar que todas as faixas têm nomes de grandes mulheres e as participações são exclusivamentes femininas — nomes não tão óbvios da cena internacional. Surpreendentemente, entre elas estão as estrangeiras With Love Nika e a Normal Gene, da Filadélfia (EUA). E não pense que niLL coloca suas convidadas em posições estereotipadas como “lugar de mulher no Rap cantar no refrão” ou “mina trabalhando com cara na música é relação amorosa”. Elas chegam aqui em inserções plurais e inteligentes.

Trabalhar com pessoas que estão no anonimato já é tradição para o rapper de Jundiaí. Aí está uma de suas características mais brilhantes. Com isso, ao invés de reconhecermos sonoridades já consolidadas, temos a oportunidade de descobrir novos talentos e suas potencialidades. Assim, ele fortalece sua música ao passo que ajuda os outros a se fortalecerem. Todo mundo cresce.

Sua carisma cativa e deixa com gostinho de quero mais quando os poucos vinte minutos de duração se esgotam. Good Smell chega e acaba rápido, o que gera uma impressão boa ao criar um clima zero cansativo. As letras falam menos da tristeza do luto, no entanto, isso não significa que a dor não tenha deixado resquícios. Na verdade, niLL está mais maduro: ao mesmo tempo em que reconhece as dificuldades da vida, ele é capaz de encará-las com uma postura mais positiva. Por isso, a impressão final é de que, mesmo tendo que atravessar desafios extraordinários na condição de ser humano, tudo ainda vale a pena e estar vivo é lindo demais.

(Good Smell Vol.1 em uma música: Atari 0.3 – Faixa Bônus)

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Chábazz, Yung Buda, Rodrigo Ogi
ARTISTA: niLL
MARCADORES: Hip Hop, Lo-Fi, Ouça, Vaporwave