Resenhas

Adorável Clichê – O Que Existe Dentro De Mim

Disco de estreia de banda catarinense realiza mergulho emocional e voraz

Loading

Ano: 2018
Selo: Nuzzy Records
# Faixas: 9
Estilos: Indie, Post-Rock, Dream Pop
Duração: 35:32
Nota: 4.0
Produção: Marlon Lopes e Adorável Clichê

Os diários que tanto nos acompanhavam e eram guardados com zelo e segurança parecem estar sumindo da vida cotidiana. O que antes era confidencial e íntimo cede espaço para o que é público e grandioso, para que seja notado por cada vez mais pessoas. Apesar disso, os nossos conteúdos e sentimentos continuam sendo de grande preciosismo, e a banda catarinense Adorável Clichê entende o quanto deve protegê-los.

Com um tímido EP nas costas, o grupo se apóia na sinceridade de suas letras aliada a referências do Indie Rock adolescentesco dos anos 1990, bem como um Dream Pop clássico de bandas como Mazzy Star. Agora, com seu disco de estreia, as coisas parecem tomar proporções muito maiores e toda aquela timidez e fragilidade é tomada por uma libertadora experiência que muito se assemelha às relações contemporâneas com os nossos sentimentos internos e memórias tão nostálgicas.

O Que Existe Dentro De Mim é um trabalho de paradoxos constantes que só revelam a crua realidade de lidar com nossos demônios e montanha-russas emocionais. Aquela crueza do Indie Rock é notável, mas também há muita leveza nas texturas escolhidas para compor os cenários sonoros. Assim, quando escutamos estas fortes composições, temos a impressão de que elas nos deixam tranquilos, mas também agressivos em suas distorções. Elas nos deixam leves, porém proporcionam voos intensos como um kamikaze. Tudo isso apenas torna a experiência de escutar o registro muito mais crível e real. Tudo em nossa percepção emocional é antagônico e paradoxal, porque este disco não seria? Assim, se você não conseguir nomear com exatidão como se sente ao ouvir estas composições, você está no caminho certo.

Apagando as luzes de fora e iniciando o processo de forma lenta e gradual, Traços aciona as texturas etéreas e os delays em prol de uma arrastada crônica da realidade, principalmente nos versos “A rotina envelhece mais que todos os cigarros”. Naquele Inverno é grandiosa também, deixando que a ausência de vozes deixe esta experiência ainda mais subjetiva em sua essência. Compressa é aquele hino adolescente que fica na cabeça até que nosso eu-adulto se lembre dela com tanto carinho e nostalgia.

Explosiva e expansiva, Sobre Cair De Bicicleta capricha nos barulhos a fim de nos deixar completamente inertes nesta confusão de sons. O disco se encerra com Artificial, uma crítica ferrenha que parece ser feita em um grande salão vazio, como se estivéssemos confrontando nossas intimidades sem qualquer espécie de público.

Com um disco de estreia potente e recheado de composições potentes, Adorável Clichê nos comprova a força que investigar nossas emoções traz consigo e, apesar de um processo intenso, é positivamente gratificante. Um diário que retira do cotidiano e intimidade, a pujança de uma epifania.

(O Que Existe Dentro de Mim em uma faixa: Compressa)

Loading

Autor:

Produtor, pesquisador musical e entusiasta de um bom lounge chique