Resenhas

Vince Staples – FM!

Álbum celebra a rádio enquanto manifestação cultural de um comunidade

Loading

Ano: 2018
Selo: Def Jam
# Faixas: 11
Estilos: Hip Hop, Rap
Duração: 22:16
Nota: 4.0
Produção: Kenny Beats, Hagler, Cubeatz, KillaGraham

Pouco mais de um ano depois de Big Fish Theory, o estadunidense Vince Staples lança de surpresa FM!, um álbum assertivo que diz tudo o que tem para dizer em apenas 22 minutos de duração. Apesar do tamanho econômico e da pouca pretensão de algumas faixas por aqui, este trabalho possui uma solidez e uma personalidade raras de se encontrar, que distinguem Staples como um dos rappers mais coerentes de sua geração.

FM! possui um conceito sensato como pano de fundo, emulando o funcionamento de uma estação de rádio para o ouvinte ‒ a californiana REAL FM, sintonizada no canal 92.3 e apresentada por Big Boy, que de fato participa no álbum. A propósito aqui é o de justificar a transição de uma faixa para a outra como se estivéssemos ouvindo o programa, com músicas interrompidas por esquetes de transição e até mesmo mudando ocasionalmente de frequência. Há um propósito maior, no entanto, que torna FM! Ainda mais interessante, que é o trazer a rádio enquanto manifestação cultural de um geografia específica, celebrando a zona norte de Los Angeles enquanto uma comunidade que se reconhece na música em que produz.

Vince Staples não possui falsos pudores em sua vertente Gangsta Rap e quando narra a vida na ensolarada California o faz a partir da perspectiva de uma violência que borbulha no calor dos acontecimentos. A produção eletrônica por aqui baixa o tom em relação ao seu antecessor, mas parece, por isso mesmo, ainda mais focada, soando mais assertiva e “pé na porta”. O flow de Staples é sofisticado e não se reduz a uma única cadência, vício comum de tantos outros rappers contemporâneos, mas se adapta de maneira instigante, soando às vezes mais ensolarado sob a influência da Costa Oeste, e outras mais crispado por uma visão mais cosmopolita da música. Repito: este, apesar de curto, é um dos grandes trabalhos de Staples. Pode dar o play.

(FM! em uma música: FUN!)

Loading

ARTISTA: Vince Staples
MARCADORES: Hip Hop, Ouça, Rap

Autor:

é músico e escreve sobre arte