Resenhas

Opossom – Electric Hawaii

Sol, praia e lembranças antigas passam pelo disco do grupo neozelandês, mas sem deixar uma impressão marcante

Loading

Ano: 2012
Selo: Fire
# Faixas: 10
Estilos: Noise Pop, Surf Music
Duração: 30:03
Nota: 2.5
Produção: Kody Nielson

Opossom é uma banda da Nova Zelândia, a Terra Média dos filmes do Senhor dos Anéis. Diversas paisagens vem à mente – montanhas nevadas, trilhas rochosas, florestas profundas – mas, por motivos óbvios, não existe praia nos cenários. No entanto, o país, que é também dos esportes radicais, consegue alternar entre uma pista de ski e uma praia paradisíaca para se passar longas tardes deitado. É nesta atmosfera que se encontra Electric Hawaii, um disco repleto de Noise Pop e Surf Music.

Sem soar redundante, o grupo brinca por músicas ensolaradas que brincam com vozes de uma forma psicodélica, algo comum em bandas como The Flaming Lips e Beach Boys. Essa última, aliás, talvez seja a maior influência do grupo nos melhores momentos executados ao longo da obra. Em Girl, temos ecos dos anos 60, com Brian Wilson a frente dos vocais de um grupo californiano. Essa alegria continua em músicas como Blue Meanies, um dos melhores momentos do grupo, com vocais conjuntos, guitarra abafada e uma batida igual a Young Folks de Peter, Bjorn and John.

Os aspectos da Surf Music se fazem presentes nos riffs repetidos, feitos especialmente para a viagem sonora. Why Why demonstra o seu viés surfista, mas com toques garageiros um pouco mais sujos. Quando o refrão entra, vemos que os Beach Boys se tornaram um pouco mais ousados. No entanto, nem tudo soa tão bem como deveria. Cola Elixir tem uma ótima levada, mas justamente no refrão as coisas se complicam. A repetição intensa, aliada a efeitos sintéticos na voz, acabam causando uma certa náusea que persiste em alguns outros momentos como em Watchful Eye.

Os barulhos do Noise Pop, gênero quase paradoxal, aparecem em Inhaler Song e na faixa título Electric Hawaii. A primeira lembra uma canção mais interna e pessoal do Mercury Rev e a segunda, uma brincadeira com o elementos eletrônicos. Ambas são interessantes, mas não chegam a ter um grande destaque.

Quando Electric Hawai, o disco, chega ao fim, temos a sensação de que o grupo teve uma boa idéia e influência musical básica: Beach Boys. No entanto, uma certa repetição de padrões e o exagero no uso de efeitos sintéticos na voz acabam deixando o som muito superficial, somente uma lembrança do sol californiano. Algumas canções se destacam muito, mas o disco como unidade não será lembrado por muito tempo, infelizmente.

Loading

ARTISTA: Opossum
MARCADORES: Noise Pop, Surf Music

Autor:

Economista musical, viciado em games, filmes, astrofísica e arte em geral.