Resenhas

Jim James – Regions of Light and Sound of God

Com a espiritualidade aguçada – e pronto para elevar nossa alma-, vocalista da My Morning Jacket lança seu primeiro álbum solo

Loading

Ano: 2013
Selo: ATO Records
# Faixas: 9
Estilos: Folk Psicodélico, Soul, R&B
Duração: 38:45
Nota: 4.0
Produção: Jim James
Itunes: http://clkuk.tradedoubler.com/click?p=214843&a=&url=https%3A%2F%2Fitunes.apple.com%2Fbr%2Falbum%2Fregions-light-sound-god%2

Não é difícil perceber uma aura espiritual ao redor de Regions of Light and Sound of God o primeiro álbum solo de Jim James. Nem digo isso pelo título, ou pela carreira do músico, cultuada por muitos, mas pela levitação que o artista consegue causar fonograficamente em seu ouvinte.

Essa elevação da alma é feita com as bases dos sons celebrados pela cultura afro-descendente do país natal de James, Estados Unidos, como Soul, R&B e traços do Gospel, sempre acompanhados de um teor Psicodélico na guitarra e no vocal.

É um disco cheio de pequenas surpresas. Um timbre que entra aqui, ou uma guinada em outra direção que uma faixa toma, os sorrisos são muitos ao longo da audição. Com um alto teor de humanidade nas composições, fica fácil criar uma grande empatia com cada uma delas e com a obra como um todo.

A impressão é que o que ele promove aqui não é uma fé, mas um estado de espírito. São músicas felizes, em sua maioria, quer elas sejam sobre amor (a exemplo de Dear One e Actress), tenham referências religiosas (Of the Mother Again, All is Forgiven, God’s Love to Deliver) ou celebrem o acontecimento de estar vivo (como em A New Life ou na instrumental Explosions, cujo contexto em que está inserida lhe atribui tanto significado quanto as faixas com letras).

O curioso é que seu maior mérito pode ser também o que cava sua própria cova. Esse caráter sublime na interpretação da voz fraquejante e arrastada de James em meio a construções às vezes repetitivas podem cansar demais o ouvinte que não estiver no clima certo. Porém, quem quiser sentir a alma acalorada se expandindo acaba de encontrar o LP ideal.

Loading

Autor:

Comunicador, arteiro, crítico e cafeínado.