Resenhas

Xenia Rubinos – Magic Trix

Artista lança experimento bem-sucedido de música autoral amparada por sua inventividade e voz exuberante

Loading

Ano: 2013
Selo: Ba Da Bing
# Faixas: 12
Estilos: Experimental, Música Latina, Jazz
Duração: 37:44
Nota: 4.0
Produção: Xenia Rubinos, Marco Buccelli
SoundCloud: https://soundcloud.com/xenia-rubinos/02-ultima
Itunes: http://clk.tradedoubler.com/click?p=214843&a=2184158&url=https%3A%2F%2Fitunes.apple.com%2Fbr%2Falbum%2Fmagic-trix%2Fid63029

Xenia Rubinos afirma sua identidade e consolida um estilo próprio muito interessante em seu novo álbum Magic Trix. De descendência Porto Riquenha e Cubana, a artista experimenta variadas possibilidades de percussão ao compor suas canções, tornando-se, em seu trabalho mais recente – bastante coeso e cheio de estilo próprio – uma personalidade pop de essência única.

Morando no Brooklyn e cantando ora em inglês e ora em espanhol, em geral, ela utiliza de sua voz exuberante para guiar a harmonia musical, tocando um teclado cheio de overdrive que soa como guitarra, e, enquanto é amparada por um baixo suingado, experimenta nos solavancos entrecortados da percussão experimental (que vão do uso comum da bateria a recortes de vozes, passando por rangidos de porta e ruídos em geral) para costurar seu estilo.

Todo o álbum mantém uma identidade coerente, embora suas leves variações contribuam para manter a dinâmica do mesmo. Soando ora mais anárquica, como na ciranda contemporânea hardcore Pan y Café, e em outros momentos pendendo a uma vertente mais comportada e melodiosa, como na sutileza de beleza crescente de Cherry Tree, Rubinos assina sua própria obra e se afirma com segurança nas composições.

À sua maneira, a artista mantém sua personalidade nos excelentes videoclipes lançados para o álbum, mantendo-se sempre fiel à própria proposta, soando divertida em todos os momentos e dando força ao tema que guia todo o álbum. Embora muito responsável tecnicamente, a postura experimental parece sempre manter a aura de liberdade de expressão e jovialidade que permeia o trabalho da artista. Num experimento bem sucedido, Rubinos apoia-se com segurança em seu vozeirão sulamericano e nos traz Magic Trix, fazendo uso de uma linguagem autêntica e soando deliciosamente esquisito, o álbum é uma excelente obra com feições de Música Latina Experimental contemporânea.

Loading

Autor:

é músico e escreve sobre arte