Resenhas

Melt Yourself Down – Melt Yourself Down

Grupo de Punk Jazz faz disco dançante, inventivo e muito cativante mesmo sem apelo comercial

Loading

Ano: 2013
Selo: The Leaf Label
# Faixas: 8
Estilos: World Music, Punk Jazz, Rock Psicodélico
Duração: 35:14
Nota: 4.0
Produção: Leafcutter John
Itunes: http://clk.tradedoubler.com/click?p=214843&a=2184158&url=https%3A%2F%2Fitunes.apple.com%2Fbr%2Falbum%2Fmelt-yourself-down%2

Há uma certa preguiça de minha parte quando vejo que uma banda batizou um disco com seu próprio nome. Vaidade? Autopromoção? Não sei, cada caso tem seus motivos e eu até os entendo, mas não gosto. Mas um álbum chamado Melt Yourself Down acaba sendo a melhor escolha possível para o pouco mais de meia-hora de músicas dançantes e até mesmo escandalosas e esquisitas que sugerem o tal “derreta-se”.

A britânica Melt Yourself Down é formada por músicos que vem do Jazz com uma postura inventiva e quase anárquica, no melhor bom humor do Punk Jazz com elementos que caem muito bem em baladas alternativas. As oito faixas de seu disco de estreia misturam etnicidades a um clima festeiro, sonoramente rico e muito divertido (mas muito mesmo).

Ficar parado em meio a tantos saxofones, percussões e distorções Psicodélicas chega a ser um desafio que ninguém deveria tentar cumprir – afinal, o convite é se esbaldar na escaldância promovida pelo grupo em volume alto. A música mal cabe nos fones de ouvido, precisa ser espalhada pelo corpo inteiro e além, preenchendo bem qualquer espaço.

Todas as faixas tem lá pelos quatro minutos de duração (apenas uma tem menos que isso e só outra, mais que cinco) e emendam bem umas nas outras, garantindo uma festa contínua da primeira à última, e ele se desenrola bem, à medida em que vamos também nos acostumando mais com o som da banda. Mas nada é cansativo, principalmente porque a antepenúltima, Free Walk, abaixo o ritmo e renova nossos ânimos para as matadoras e derradeiras músicas seguintes.

Grooves fantásticos, guitarras suadas e batidas hipnotizantes – as qualidades são muitas em todos os cantos. Entretanto, fica aquela sensação de não ser um álbum que você conseguiria ouvir sempre, tem que estar muito nesse clima para escolher dar o play, e as músicas dificilmente vão se misturar facilmente às outras do iPod para você poder escutar no modo shuffle.

Ainda assim, fica a certeza: Cada vez que ouvir Melt Yourself Down será mais que uma festa, mas uma estranha, empolgada, complexa e colossal micareta pessoal. Ponha os fones e comprove.

Loading

Autor:

Comunicador, arteiro, crítico e cafeínado.