Resenhas

James the Giant – James the Giant EP

Músico faz sua estreia em um sensível disco sobre perdas e superação sob as estéticas de algumas vertentes daquilo que chamamos de Folk

Loading

Ano: 2013
Selo: Independente
# Faixas: 5
Estilos: Folk, Pop Folk, Indie Folk
Duração: 15:46
Nota: 3.5
Itunes: http://clk.tradedoubler.com/click?p=214843&a=2184158&url=https%3A%2F%2Fitunes.apple.com%2Fbr%2Falbum%2Fjames-the-giant-ep%2

Se a música Soul recebeu a honra de ser chamada de “da alma” já em seu nome, é a música Folk quem conquistou o direito de receber esse adjetivo. O aspecto mais cru e emocional dessa sonoridade tem se mostrado o ideal para expressar sentimentos e narrar histórias de uma forma que nem todo estilo dá conta.

Isso fica mais claro ao ouvir James The Giant EP, a estreia do músico que atende por James The Giant. O disco é resultado de uma série de perdas e as cinco faixas vem como o extrato sentimental do processo de superação de um término de relacionamento, o fim de uma banda e a morte de um irmão na guerra.

Com piano e violão, ele transita entre diferentes vertentes daquilo que chamamos de Folk, desde o mais tradicional até o singer-songwriter mais Pop, e o que todas tem em comum é a força de conseguir sorrir novamente após uma fase tão turbulenta, já com a cabeça e o coração em seus devidos lugares.

Você vai ouvindo o disco, todo muito bonito, e ganha de presente a agradável surpresa da melhor faixa vir no fim. Two Weeks in the Ocean é a despedida ao irmão militar cantada catarticamente entre suspiros, só voz e violão. A simplicidade dos versos e rimas vai ao encontro da complexidade do que é sentido nessa situação e comunicado em uma língua que desconhece nossa “saudade”.

Se James é mesmo gigantesco, isso não é possível afirmar só com cinco faixas. Mas sabemos que a sensibilidade de expressar a dor de quem permanece quando tudo se vai é farta neste EP.

James The Giant – Two Weeks on the Ocean

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Keaton Henson, Rosie & Me, Bon Iver
MARCADORES: Folk, Indie Folk, Pop Folk

Autor:

Comunicador, arteiro, crítico e cafeínado.