Resenhas

CFCF – Music for Objects

Repetições em uma estética Ambient dominam o segundo álbum do produtor canadense Michael Silver

Loading

Ano: 2013
Selo: Paper Bag Records
# Faixas: 8
Estilos: Eletrônica, Eletrônico Experimental, Ambient
Duração: 23:55
Nota: 3.0
Produção: Michael Silver
Itunes: http://clk.tradedoubler.com/click?p=214843&a=2184158&url=https%3A%2F%2Fitunes.apple.com%2Fbr%2Falbum%2Fmusic-for-objects%2F

A música precisa de repetições. Uma estrutura melódica repete notas e acordes, assim como o próprio ritmo, fator determinante para que se haja musicalidade, é em si repetição. Na Eletrônica, isso vai um passo adiante com o sistema binário, sequências de apenas dois algarismos (1 e 0) repetidos, utilizado para criar sons e gravações.

Para seu segundo álbum, após muitos EPs e singles, o produtor canadense Michael Silver, sob o nome CFCF, construiu melodias cujas bases ecoam diversas vezes por todas as faixas em um clima um tanto Ambient e levemente Experimental.

Tem cara de trilha sonora de jogo ou de vídeo/filme com uma certa nostalgia pós-moderna, aquela coisa de sintetizadores da década de 1980 e toda a mágica über tecnológica que essa estética trouxe. Dentro desse estilo, as criações se repetem como em um mantra que, de fato, ajuda a construir a ambientalização.

Sim, ele poderia ser um pouco cansativo, mas não é por dois motivos. O primeiro (e mais óbvio) é a curta duração da obra, com menos de 24 minutos. O segundo (e bem mais interessante) atende pelo nome de Ring e é a faixa que encerra o álbum. Em menos e três minutos, o timbre do piano cria uma viagem pueril e quase erudita, com um toque de sonho e alguma melancolia intrínseca às suas notas, concluindo o disco com um belo sorriso do ouvinte.

Music for Objects não é mesmo um trabalho de muitas emoções, daí seu título ser ideal para o lançamento. Mesmo assim, fãs do estilo se interessarão muito pela pequena obra, e com razão.

Loading

Autor:

Comunicador, arteiro, crítico e cafeínado.