Resenhas

Prefab Sprout – The Devil Came A-Calling

Sobras de disco da banda dos anos 90 formam um registro excelente

Loading

Ano: 2013
# Faixas: 10
Estilos: Pop, Rock
Nota: 5.0

Uma velha resenha da Bizz saudava o lançamento de Bête Noire, sétimo disco da carreira solo de Bryan Ferry (um dos cérebros do Roxy Music), da seguinte forma: “há anos mais mágicos que outros, são os que assistem a um lançamento de disco de Bryan Ferry”. Isso foi em 1987. Eu peço licença para usar a mesmíssima construção para o Prefab Sprout. Anos em discos dessa banda sem igual são lançados, são, de fato, mais mágicos que outros.

Com o passar do tempo, essa máxima se tornou mais real. Paddy McAloon, líder do Prefab, gênio das composições pop dos anos 80, mestre da guitarra sutil, capaz de fazer letras filosofais caberem em canções de três minutos que fazem Morrissey parecer um diletante na arte da escrita, está doente há bastante tempo. Documentou uma perda parcial de visão no início da década de 2000 com um disco solo composto às escuras, chamado I Trawl The Megahertz. Quando parecia recuperar a visão, Paddy apresentou problemas de audição e a sobrevida do Prefab Sprout passou a ser uma questão sem resposta simples. Em 2009 Paddy lançou Let’s Change de World With Music, um disco de canções inéditas do Prefab, mas que não eram exatamente recentes, mas sobras de um disco de inéditas que sucederia um de seus trabalhos mais aclamados, Jordan: The Comeback, lançado em 1990. Paddy refez algumas partes faltantes e soltou o disco, para a alegria dos fãs.

Corta para 2013. Algum usuário do site oficial da banda, a Sproutnet, postou, misteriosamente, um link para o Soundcloud, no qual estavam dez canções, supostamente compostas e cantadas por Paddy McAloon em pessoa, quebrando um silêncio de doze anos desde a última leva de material inédito lançado pelo Sprout, Gunman And Other Stories, que viu as prateleiras em 2001. Seria um imitador? Seriam canções antigas? Seriam, de fato, canções compostas recentemente pelo recluso McAloon? Após uma série de rumores sobre sua autenticidade, o link foi retirado da Sproutnet a partir do pedido feito por Wendy Smith, ex-integrante da banda e ainda bem próxima a McAloon, o que significa a relevância absoluta das dez canções.

O que se ouve é pura melodia mcalooniana. Aquela impressão de que pop bacharachiano e rock dos anos 80 podem coexistir, desde que seja pela doçura das cantoras inglesas como Dusty Springfield ou Sandie Shaw. Os arranjos são caseiros, parecem gravados em estúdio próprio mas é a mesmíssima voz que empresta forma a clássicos como When Love Breaks Down, Bonny, Cars And Girls, e tantas outras que você, provavelmente, nunca ouviu. Salta aos ouvidos a beleza melódica de “Billy”, a letra implacável de Grief Built Taj Mahal e The Songs Of Danny Galway, supostamente feita para o compositor Jimmy Webb, autor de clássicos pop dos anos 60/70 como MacArthur Park e Wichita Lineman*.

É possível achar The Devil Came A-Calling na internet. Ainda não há qualquer confirmação de lançamento dessas canções, mas, dadas as condições de McAloon e a magia que envolve sua banda, é mais que recomendado que elas sejam ouvidas. Se for confirmado, este é um dos mais sérios candidatos a melhor disco de 2013, sem qualquer exagero.

Loading

ARTISTA: Prefab Sprout
MARCADORES: Ouça

Autor:

Carioca, rubro-negro, jornalista e historiador. Acha que o mundo acabou no meio da década de 1990 e ninguém notou. Escreve sobre música e cultura pop em geral. É fã de música de verdade, feita por gente de verdade e acredita que as porradas da vida são essenciais para a arte.