Resenhas

Luke Haines – Rock and Roll Animals

Excêntrico músico lança obra que satiriza o estilo de vida Rock and Roll com roupagem Folk psicodélica

Loading

Ano: 2013
Selo: Cherry Red Records
# Faixas: 12
Estilos: Folk Psicodélico, Britpop, Singer-Songwriter
Duração: 32:24
Nota: 3.0
Produção: Luke Haines
Itunes: http://clk.tradedoubler.com/click?p=214843&a=2184158&url=https%3A%2F%2Fitunes.apple.com%2Fbr%2Falbum%2Frock-and-roll-animal

O produtivo músico inglês Luke Haines nos apresenta mais uma obra, desta vez distante da melancolia usual dos The Auteurs, e encapa sua carreira solo com um formato de Folk Psicodélico suave, embora venha recheada de seu humor britânico particularmente irônico.

O álbum Rock and Roll Animals vem recheado de elementos narrativos em todos os níveis e assume, despretensiosamente, o formato de uma fábula. As letras contam a história de três amigos, um gato chamado Gene Vincent (sim, o músico norte americano de Rockabilly), uma raposa chamada Jimmy Pursey (um punk inglês, músico e produtor, que ficou mais conhecido por seu trabalho ao lado da banda Sham 69) e um texugo chamado Nick Lowe (músico e produtor britânico). Através das metáforas dos animais, que representam grandes figurões da indústria musical, Luke Haines destila suas opiniões a respeito do universo do Rock and Roll, sobre grandes bandas do estilo como Led Zeppelin e Rolling Stones (além da referência ao álbum de Lou Reed no nome do próprio), assim como sobre a própria vida de um rockstar em si.

Com suas referências conterrâneas muito bem absorvidas, os elementos psicodélicos de David Bowie e Beatles são facilmente reconhecíveis e, embora aposte nos violões de doze cordas e arranjos de flauta para as linhas melódicas das canções, sua aura de fofura é equilibrada pelo tom quase sarcástico de suas letras.

Embora quase démodé por conta de uma série de fatores que escolhe como temas do álbum, que vão desde as referências e influências principais no estilo musical, passando pelo tipo de humor inglês irônico utilizado para compor as letras, mas principalmente pelo estilo de vida que satiriza (um arquétipo que me parece já suficientemente ultrapassado), Rock and Roll Animals é um álbum excêntrico e divertido que não deve ser levado demasiadamente a sério. A audição é prazerosa e o entretenimento garantido.

Loading

Autor:

é músico e escreve sobre arte