Resenhas

Dinosaur Bones – Shaky Dream

Ótimo disco de Indie Rock nos faz relembrar do passado do estilo e consegue capturar o ouvinte desde da primeira vez em que é escutado

Loading

Ano: 2013
Selo: Dine Alone Music
# Faixas: 10
Estilos: Indie Rock, Post-Rock
Duração: 37:34
Nota: 4.0
Produção: Dinosaur Bones

Ainda estou cativado com que escutei no segundo disco do canadenses do Dinosaur Bones, um Indie Rock com um dos vocais mais cativantes que vemos por aí misturado com texturas de Post Rock e letras extremamente confessionais. Certamente entramos em um território diferente e muito bom quando Shaky Dream começa a tocar.

As inseguranças do vocalista Ben Fox são sentidas em cada faixa, sem parecer deprimido mas sim consciente de tudo, o sentimentos de instabilidade vistos aqui são mais sopros de tranquilidade quando cantados. Não nos resumimos a intensidade de voz vista aqui, evidenciando um grupo que sabe acompanhar o seu frontman ao criar riffs extremamente emotivos, e talvez esteja seja a grande característica de Shaky, a transposição de sentimentos combinados.

Um turbilhão de emoções é percebido na linda Nothing Behind The Lines.Como se voltássemos a década de 1990 em que o Rock Alternativo era sinonimo de expressão das vozes ocultas na multidão, a faixa consegue combinar a efervescência de vocais cativantes a riffs envolventes e o resultado final é uma faixa que não sai facilmente da cabeça. Tal sensação é mantida em Carrer Criminal, canção claramente inspirada no grande Built to Spill da mesma época.

Enquanto a base do grupo é consistente com um Rock mais alternativo, e uma levada dos anos 1990, os vocais de Fox se assemelham muito mais com o Indie Rock dos anos 2000. Você se lembra do Hot Hot Heat por acaso? O timbre aqui é semelhante mas a pegada é muito mais confessional e cadenciada do que o usual ritmo festeiro que os também canadenses tocavam. As deliciosas Dreamer’s Song e Go Free são provas de que estamos diante de um dos melhores discos do gênero do ano mas por quê?

Dentro de um estilo tão abragente, o Dinosaur Bones não tenta ir adiante em sua construção sonora com elementos eletrônicos, sintetizados. Tenta na verdade soar muito mais verdadeiro em toda a sua orquestração partindo de um vocal que consegue realmente transmitir sentimentos em sua voz e uma banda que faz com que toda a ferocidade de suas palavras faça sentido. Daqueles discos que ta fazem construir uma relação de afeto e admiração e cada nova escutada te faz ter uma nova percepção. Don’t Decide é um das baladas mais marcantes que escutei neste ano, “don’t chooseor don’t decide but I will be here by your side” ecoa na sua cabeça, de forma pegajosa enquanto a banda decide destruir tudo em uma livre experimentação de solos e conduções.

O Indie Rock tenta se manter como gênero que procura sempre se imaginar a frente dos outros, com uma livre experimentação para talvez ditar novas tendências. Dentro dele sai a psicodelia, a música eletrônica mas em alguns momentos se esquece um pouco da sua real essência a de transmitir as palavras de vozes abafadas. Combinando o melhor do Rock Alternativo, através de guitarras gritantes mas que sabem diminuir o seu volume quando necessário, e um vocal viciante, Shaky Dream é uma grande surpresa no ano de 2013 e surge como uma boa obra de cabeceira.

Loading

Autor:

Economista musical, viciado em games, filmes, astrofísica e arte em geral.