Resenhas

Teen Daze – Glacier

Nova obra do produtor Jamison se prende em um atmosfera gélida e consegue através de faixas instrumentais viajantes trazer sentimentos e sensações desconhecidas

Loading

Ano: 2013
Selo: Lefse Records
# Faixas: 8
Estilos: Chillwave, Dream Pop
Duração: 43:15
Nota: 3.5
Produção: Jamison

Após se aventurar em seu EP em uma casa nas montanhas, e criando a partir disso uma obra que capturasse a essência de tal atmosfera, Teen Daze, chega ao seu novo trabalho com o seu costumeiro gosto por texturas finas e etéreas mas partindo para um ambiente gélido e inóspito. Glacier não nos deixa muitos questionamentos quando a capa, títúlo e referências internas se unem tão fluidamente.

As montanhas cobertas de neve são o mote para faixas como Alaska, de ambiente aberto como um grande planalto branco e que reproduz através de pequenos detalhes um vento que parece atravessar o ouvinte. Calma e reflexiva, é o ínicio de um disco que sempre tentará através da Chillwave e Dream Pop, te levar para outro lugar.

Tudo remete ao ecossistema gélido. Tundra, conhecida vegetação polar e que sobrevive em condições extremas talvez seja o grande momento psicodélico de toda obra. Seus sintetizadores volumosos explodem nos ouvidos enquanto progressões sequenciadas na bateria eletrônica e uma guitarra descompassada elevam o espirito como se estivéssemos a beira de uma alucinação. Flora é outra faixa ambiente instrumental mas rápida. Como um documentário filmado de um helicóptero capturando toda a natureza fria das regiões polares, a música consegue te fazer entender uma beleza que não podemos ver mas somente sentir através de estímulos externos.

Quando o produtor Jamison se coloca a frente dos microfones, o melhor da Chillwave é visto na prática. Vozes etéreas são escutadas em Alaska e Ice on the Windowsill, ambas muito sonhadoras e semelhantes a sensação de estar diante de uma obra da natureza de díficil compreensão. Como algo tão grandioso pode existir no seu planeta? As mesmas paisagens lunares, marcianas e jupiterianas podem ser vistas aqui, sem a necessidade de uma viagem espacial o que muitas vezes podem causar um nó na cabeça de quem nunca poderia imaginar tanta beleza natural.

Glacier se permite explorar paisagens terrenas em troca de uma viagem sonora que poderia muito bem te transportar para outro planeta. No entanto, tudo isso pode ser visto diante dos seus olhos, ao vivo. Utilizando-se da analogia de uma montanha nevada, o tipo de formação rochosa mais difícil de se conquistar, Teen Daze explora faixas ambientes viajantes, etéreas semelhantes a sensação de estar sob o ar rarefeito, condição extrema que o ser humano pode enfrentar e muito propícia para alucinações.

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Caribou, Beach House, Washed Out
ARTISTA: Teen Daze
MARCADORES: Chillwave, Dream Pop, Ouça

Autor:

Economista musical, viciado em games, filmes, astrofísica e arte em geral.