Resenhas

Young Knives – Sick Octave

Com obra que abusa da liberdade criativa, banda passeia por diversas diversões em faixas, no geral, muito divertidas

Loading

Ano: 2013
Selo: Independente
# Faixas: 13
Estilos: Indie Rock, Post-Punk Revival, Indie
Duração: 48:10
Nota: 3.5

Dinâmico e cheio de pequenas surpresas, Sick Octave faz um bom trabalho na hora de completar a discografia da britânica Young Knives como seu sexto lançamento. Ao longo de suas treze faixas, o álbum propõe uma viagem intensa por diversas sonoridades, climas, emoções e inspirações em uma pegada de muita liberdade criativa.

Em um lançamento independente, a banda decidiu trabalhar com financiamento coletivo para poder criar como bem entendesse sem ter a quem reportar. E, ok, faria sentido um selo ou gravadora aconselhar que o grupo seguisse um caminho menos arriscado para o disco, mas essa verdadeira salada de diferentes temperos cai muito bem.

Como um pavê de camadas bem diferentes, há espaço para os mais diversos estilos presentes na música dita Alternativa – o Indie Rock pode ser a base, mas, entre ele e a camada de Post-Punk Revival que já esperávamos da banda, há uma boa dose do Indie mais divertido e do Post-Rock mais viajado.

Da mesma forma, o álbum passa por momentos sombrios, outros mais sorridentes, alguns mais carregados na melancolia e outros quase surreais, como a introdução, 12345, cantada por crianças, ou o interlúdio Score, que leva o repertório para um lugar totalmente diferente. Na verdade, a impressão que fica é que cada música possui esse mesmo papel, ainda que algumas se destaquem justamente por isso.

E é o tipo de obra que vai ficando melhor ao longo das faixas, provavelmente porque a gente saca a proposta e se deixa levar por ela. São muitos os pontos altos, como as mudanças dentro de All Tied Up, a animação de Green Island Red Raw ou Bed Warmer, ou mesmo as guitarras de Something Awful, mas White Sands acaba se destacando como aquela que sempre te faz parar pra falar “cara, que música boa”.

Se você está em um dia estável e quer uma trilha sonora regular, passe longe. Se a bagunça lhe cai bem, deixe se contagiar.

Young Knives – Something Awful

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: The National, Mogwai, Interpol
ARTISTA: Young Knives

Autor:

Comunicador, arteiro, crítico e cafeínado.