Resenhas

Lee Bannon – Alternate/Endings

Ano: 2014
Selo: Ninja Tune
# Faixas: 12
Estilos: Eletrônico, Drum 'n' Bass
Duração: 61:00
Nota: 3.0
Produção: Lee Bannon

A pluralidade que a internet trouxe para divulgação musical permitiu uma abertura imensa no leque de produtores musicais. Antes restritos a gêneros, e abrindo -se somente em aventuras nos seus DJs sets alheios, hoje, nomes como Lee Bannon, a cabeça pensante e batida em leques de jazz e soul da grande mixtape, Summer Knights de Joey Bada$$, podem se soltar e inovar em outras fórmulas.

Se antes a maestria por trás de composições que inspiravam o melhor do Hip Hop dos anos 1990 era o que conduzia o produtor no ano passado, agora Lee se joga na Dance Music e finca os pés naquele que estilo que ficou conhecido como Drum ‘n’ Bass. Frenético, com rápidas batidas por minuto, o spin-off da música eletrônica teve o seu momento aúreo há mais ou menos 15 anos. Como inovar sem perder raízes? A resposta está no repetitivo porém interessante AlternateEndings.

Bebendo sempre da mesma fonte, a bateria se coloca a frente em todas as faixas aqui. Ao invés de condução de fundo, o instrumento torna a experiência sonora intensa. Efervescência é a palavra chave na abertura Resorectah, enquanto PrimeDescent é uma viagem subterrânea com um ótimo preenchimento de espaços e um climáx sensacional. O single 216 tem um ar de Dubstep, muito mais calmo e com ótima coesão – o piano inicial é a abertura para experiências que quase fogem a sua atmosfera, batidas, vozes e rapidez. No entanto, o retorno ao instrumento se mostra triunfal e compreensível nos seus momentos finais.

Algo incomoda no disco, a sua grande repetição, o que pode provocar escutadas esparsas e que dificilmente te levarão a aproveitar o disco de uma só vez. 61 minutos e doze faixas são o bastante para termos noção que as inspirações e referências do produtor partem dos mais distintos locais. Se antes tínhamos um contato prévio impressionante mas lento no tempo de batidas, agora somos jogados no vórtice oposto e introduzidos à texturas sonoras paradoxais à Summer Knights.

Em tempos modernos de extrema exposição, o foco se perde mas traz frutos interessantes. Cru e repetitivo em diversos momentos pela sua concentração em uma batida constante e quase igual entre as faixas, AlternateEndings serve como um ótimo preenchimento de fundo,uma música que não deve ser escolhida no Ipod mas que se escutada aleatoriamente, cativará certamente.

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: John Talabot, Four Tet, Burial
ARTISTA: Lee Bannon

Autor:

Economista musical, viciado em games, filmes, astrofísica e arte em geral.