Resenhas

Samantha Crain – Kid Face

Compositora lança álbum ameno, que se perde nas fórmulas do gênero

Loading

Ano: 2014
Selo: Ramseur Records
# Faixas: 11
Estilos: Folk, Country, Singer-Songwriter
Duração: 40:44
Nota: 3.0
Produção: John Vanderslice
Itunes: http://clk.tradedoubler.com/click?p=214843&a=2184158&url=https%3A%2F%2Fitunes.apple.com%2Fbr%2Falbum%2Fkid-face%2Fid601575468%3Fuo%3D4%26partnerId%3D2003

A jovem compositora de Oklahoma, Samantha Crain, apesar da idade, já chega ao terceiro álbum de sua carreira. Sete anos depois de seu primeiro lançamento, The Confiscation EP: A Musical Novella, Crain chega no início deste ano um pouco mais distante das fábulas fantasiosas de sua estreia e mais próxima de uma composição que trilha o caminho das confidências pessoais e da música autoral em Kid Face.

A “abertura” de sua personalidade musical se dá de maneira tímida e acontece simultaneamente em todas as esferas das temáticas do álbum, de modo sintomático: o que começa como um pastiche Folk Country, com cara de “mais do mesmo” do que já está consagrado pelo estilo musical, aos poucos vai perdendo a casca arquetípica e vai se desvelando mais cru e mais autoral, sincero e intimista. As melodias ficam mais interessantes e os arranjos perdem a cara de mero acessório

O intervalo que vai da ótima (e simples) Paint até a melancólica The Pattern Has Changed configura o ponto alto do disco, o ápice confidencial em que todas as características positivas citadas anteriormente atingem seu melhor potencial. Todavia, o álbum não arrisca e se mantém de algum modo constante ao longo de seus 40 minutos, sem nenhum grande destaque, mas também graças a isso, sem nenhum intervalo cansativo.

Não fosse talvez, a necessidade de figurar dentro do cenário Folk e adaptar suas músicas à formula pré-estabelecida do estilo, é possível que a capacidade criativa de Crain tivesse espaço para se desenvolver e evoluir na área que atua tão bem, com as composições de uma ótima Singer-Songwriter. Estaria, aliás, muito bem amparada pelo cenário favóravel de ótimas compositoras que tem lançado tantas obras de destaque, como a ótima Courtney Barnett, a francesa Cate Le Bon ou mesmo pela já veterana Sharon Van Etten, (que, aliás, prometeu um novo lançamento ainda para este ano). De qualquer modo, dentro de seu próprio contexto, Kid Face não deixa nada a desejar e se você deseja um bom álbum de Country Folk liderado por uma bela voz feminina, tem de tudo para figurar na sua seleção do estilo.

Loading

Autor:

é músico e escreve sobre arte