Resenhas

SKATERS – Manhattan

Estreia dos novaiorquinos é empolgante e agrada com sua produção precisa

Loading

Ano: 2014
Selo: Warner Bros Records Inc.
# Faixas: 11
Estilos: Beach Punk, Punk Rock, Noise
Duração: 33:50
Nota: 3.5
Produção: John Hill
Itunes: http://clk.tradedoubler.com/click?p=214843&a=2184158&url=https%3A%2F%2Fitunes.apple.com%2Fbr%2Falbum%2Fmanhattan%2Fid737022910%3Fuo%3D4%26partnerId%3D2003

Imagine uma história que, graças à conveniência dos acasos, reúne alguns amigos para formar uma banda no centro de uma cidade que foi justamente o palco histórico da referência musical de todos os envolvidos: o Punk americano do final dos anos 70. Com seus integrantes vindos de lugares diversos, é justamente em Nova York que é formada SKATERS, e, após alguns singles lançados nos anos anteriores, chegam ainda no início de 2014 com seu primeiro álbum completo.

Manhattan situa-se numa espécie de narrativa do lugar em que habitam. Intercalando suas faixas com sons de crianças brincando, conversas alheias num café, ruídos do metrô e diálogos com estranhos na rua, as músicas, embora estejam referenciadas ao Punk Rock dos Ramones (podemos detectar a homenagem na introdução de I Wanna Dance, But I Don’t Know How), não ignoram o passar do tempo, os acontecimentos importantes no cenário, com o seu desenvolvimento e a evolução das tantas subvertentes que gerou.

Assim, além daqueles três acordes sujos cheios de ímpeto, temos a sonoridade barulhenta de Sonic Youth (temperado um pouco à maneira do primeiro álbum dos seus contemporâneos do Yuck), a lisergia moderna e toques eletrônicos de Animal Collective e os reverbs nostálgicos do que há de melhor no novo acontecimento do Beach Punk, temos também a atitude cômica dos membros da banda, que se fazem ao redor do arquétipo “adultos que não deram certo”, misturando, sempre com muito humor, a atitude do “tio mal exemplo da família” com o “adulto de jovialidade adolescente”, assim como o fanfarrão Mac Demarco, ou os ótimos Black Flag.

Manhattan é uma excelente estreia. Sabe exatamente a imagem que quer passar, e, apesar da postura caricata dos integrantes, é muito maduro e inteligente à medida que elabora um som recheado de referências importantes e interessantes. Um dos bons exemplos dentro do estilo nesse ano favorável.

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Black Flag, Oberhofer, Cloud Nothings
ARTISTA: Skaters
MARCADORES: Beach Punk, Noise

Autor:

é músico e escreve sobre arte