Gogol Bordello – HSBC Brasil

Show da banda mostra que sua proposta de união se concretiza durante o espetáculo, criando uma energia única

Loading

Fotos: Reprodução/Free Pass
Nota: 4.5

Uma quarta-feira fria que anunciava alguns sinais de chuva, em um lugar relativamente afastado do centro da cidade de São Paulo e com um trânsito pesado circundando as principais vias de acesso ao local. Esse era o cenário do dia que Gogol Bordello escolheu para fazer a sua apresentação da turnê do novo disco Pura Vida Conspiracy na metrópole. Entretanto, mesmo todos esses fatores que conspiravam contra a lotação do show não foram o suficiente para conter a emoção do exército cigano paulista para o show.

O show teve a abertura dos irmãos Suplicy, Brothers Of Brasil. Em linhas gerais, conseguiram empolgar o público mais do que o esperado, tocando hinos do Punk e Rock como Rock And Roll do Led Zeppelin. Fora isso, o duo tocou algumas músicas conhecidas de projetos antigos de Supla, como por exemplo Garota de Berlin e a Japa Girl, faixa-piada que lhe rendeu fama no antigo programa da MTV, Piores Clipes Do Mundo. Enfim, um show divertido.

Tudo muito calmo, naquela situação lounge com faixas instrumentais World Music tocando ao fundo, quando as luzes se apagam e a energia cigana começa a subir entre os presentes. Com uma faixa de introdução sendo tocada à medida que os integrantes começavam a subir ao palco, o público entrou em êxtase quando a bandeira da banda desceu (a mesma usada na apresentação da banda em 2012, no festival Lollapalooza e o frontman Eugene Hütz saudou a todos com We Rise Again ao fundo. A partir disso, a plateia calma de outrora permaneceu dançante até que a última nota foi dada, quando o show acabou.

Um fato que merece ser destacado foi como a proposta da banda foi transmitida diretamente para o público. Sempre mantendo este ideal da união internacional, celebrando a diversidade, as pessoas não tinham medo de entrar nas famosas rodinhas de porrada que se formavam. Homens, mulheres, pessoas mais velhas, pessoas mais novas (o mínimo que a classificação etária permitia) todos dançando e pulando com o Punk Cigano que a banda tocava.

Tirando o trio de vocalistas, a banda assumia uma postura mais quieta e parada. Mas a energia que era transmitida através de suas músicas envolvia todos os presentes, que em determinado momento fizeram rodinha de dança russa, se abraçaram cantando os versos de faixas famosas como Wonderslust King, Immigraniada, Start Wearing Purple e até mesmo Alcohol, uma “balada de corno” que faria inveja a Reginaldo Rossi e sua Garçom.

Com uma energia incrível que fez a plateia esquecer que se tratava de uma quarta feira, permanece a dica que demos em nosso artigo sobre a banda: você pode não conhecer muito bem sua obra, mas ir a um show do grupo certamente vai fazer curtir sua sonoridade Punk Cigana. Esse tipo de evento também serve para nos mostrar como o brasileiro é um povo que gosta de movimentação em um show. Como Eugene disse durante a apresentação: “Brasil, you are unstopable”.

Set List

Intro
We Rise Again
Not a Crime
Wonderlust King
The Other Side of Rainbow
My Gypsy Auto Pilot
My Companjera
Dig Deep Enough
Immigraniada
Break the Spell
Sun Is on My Side
Pala Tute
Malandrino
Start Wearing Purple
Sally
Sacred Darling

Bis

Lost Innocent World
Think Locally, Fuck Globally
Alcohol
Baro Foro

Loading

MARCADORES: Show

Autor:

Produtor, pesquisador musical e entusiasta de um bom lounge chique