De Nação Zumbi a Raimundos, Rock Brasileiro toma conta do Lollapalooza 2014

Herdeiros de nossa tradição roqueira agitam os dois dias de festival

1,659 total views, no views today

A edição 2014 do Lollapalooza Brasil está caprichada para o público que não abre mão do bom e não tão velho assim Rock. Se as influências setentistas dominaram o line up no ano passado (Alabama Shakes, Gary Clark Jr. e The Black Keys como representantes da estética), o som avança algumas casas (ou melhor, décadas) e aporta principalmente nos anos 1990, com o Grunge de bandas como Soundgarden e o Rock feito no Brasil na época.

Pra você entender melhor o cardápio de grupos tupiniquins nos palcos do festival, conheça um pouco mais destas bandas.

Nação Zumbi

Detentora do título de uma das bandas mais importantes da história do nosso Rock como a porta-voz do Manguebeat, a antes Chico Science & Nação Zumbi superou o luto de seu líder (falecido em 1997, aos 30 anos) para se manter relevante ao longo das próximas duas décadas e além.

Com sete álbuns já lançados em seus 21 anos de carreira (e um oitavo prestes a sair do forno), a banda provavelmente passeará por alguns de seus antigos sucessos e mostrará novidades, como a recém-divulgada Cicatriz. Pode esperar por muitas guitarras e muita ginga.

Raimundos

Há mais de vinte anos na ativa, a banda mostrará seu escracho e seu peso a partir das 13:30 do domingo, dia 6, no Palco Skol, um som responsável por mais de 3 milhões de discos vendidos no país.

Seu oitavo álbum, Cantigas de Rodas, foi lançado neste ano e o repertório dos 45 minutos de apresentação no Lollapalooza deve se concentrar nas músicas desse disco. Porém, não se surpreenda se alguma velha conhecida aparecer – esses caras sabem como agradar o público.

Brothers of Brazil

Os dois irmãos Suplicy trabalham um som que os levou a batizarem seu disco de Punkanova, uma leitura canarinha do Punk pelo qual Supla ficou conhecido, em músicas cantadas em inglês.

Com passagem por diversos eventos pelo mundo no currículo, inclusive o festival itinerante Warped Tour (nos EUA), eles devem divertir o começo da tarde de domingo no Palco Interlagos, na difícil disputa de público com Raimundos, que se apresenta no Skol ao mesmísso tempo.

Selvagens à Procura de Lei

Uma das bandas mais queridas pelo público do Rock de hoje em dia vem de Fortaleza e sabe como agradar no palco com melodias bacanas, simpatia e vocais com sotaque cearense alternados entre seus quatro membros.

É um som de banda grande à moda antiga com atitude de grupo independente e contemporâneo. Se você curtiu Vivendo do Ócio no Lollapalooza 2013, não pode perder o show que começa às 14:45 do domingo no Palco Interlagos.

Vespas Mandarinas

Essa é outra boa pedida pra quem curte a estética roqueira que dominou o Brasil nos anos 1990, com aquela salada de ritmos tupiniquins e tendências múltiplas do Rock, com influências que vão do Hardcore ao Pop Rock.

Seu show no Lollapalooza inaugurará as atividades do festival. Marcado para às 12:20 do sábado, 5 de abril, o concerto deverá contar com músicas do disco Animal Nacional e, quem sabe, aproveitar a exposição para trazer uma ou outra novidade.

1,660 total views, 1 views today

Autor:

Comunicador, arteiro, crítico e cafeínado.