Fale bem ou falem mal, mas curtam Gossip

Mesmo com um disco tão fraquinho na bagagem e o trauma de cancelamentos no Brasil, banda pode surpreender no Planeta Terra 2012

 1,821 total views

A confirmação da Gossip como atração do Planeta Terra Festival veio carregada de desconfiança dos traumatizados fãs que assistiram ao cancelamento de shows da banda no Brasil em 2008 e 2010, além da mudança de rumo na sonoridade da banda que o seu A Joyful Noise trouxe e não conseguiu agradar muitos. Ainda assim, o grupo é apontando desde o início como uma das principais atrações do evento e é capaz de surpreender no palco do Jockey Club em São Paulo.

Em primeiro lugar, existe a questão do “primeiro show no país”, que tradicionalmente faz com que as bandas tirem a poeira de antigos sucessos que aquele público nunca viu ao vivo. Com isso, não dá para saber se músicas da primeira fase de sua carreia (com os dois primeiros álbuns, muito menos conhecidos que os outros) serão apresentadas, mas certamente a performance trará alguns hits de Standing in the Way of Control (2006) e Music for Men (2009) misturados ao show da turnê do novo disco.

Standing in the Way of Control

Durante sua primeira fase, de seu surgimento em 1999 até o lançamento do álbum ao vivo Unded in NYC, a banda ainda atendia pelo nome The Gossip. Com a troca de baterista (saiu Kathy Mendonca, que estava com as baquetas do grupo desde o início, e entrou Hannah Blilie), o trio entrou em um novo momento, que contou com Guy Picciotto, do Fugazi, na produção de Standing in the Way of Control.

Esse trabalho deu credibilidade o suficiente para o grupo assinar com um selo a Sony Music destinado à cena GLBT, Music with a Twist. Isso fez com que, ainda em 2006, a banda abrisse para Scissor Sisters e, no ano seguinte, seguisse em turnê acompanhando diversos grandes nomes e participando de festivais ao redor do globo.

Heavy Cross

Seu quarto trabalho, Music for Men, foi lançado após mais um registro ao vivo, Live in Liverpool (2007), e foi produzido pelo lendário Rick Rubin, que já trabalhou com Beastie Boys, Weezer, Kanye West e The Mars Volta. O sucesso do single Heavy Cross na Europa e Austrália deu um novo impulso à carreira da Gossip, sempre com o apoio da inconfundível imagem de Beth Ditto à sua frente.

A vocalista tem uma presença única no palco, além de ostentar pesada maquiagem e produção no cabelo que, somadas ao orgulho dos quilinhos a mais, fazem de Beth uma figura interessante de se acompanhar por si só. Como se não bastasse (e, de fato, não bastaria), sua voz e interpretação das músicas, seja ao vivo ou em estúdio, carregam um carisma inegável e viraram a marca registrada da banda.

Pop Goes the World (ao vivo)

A presença de Beth como uma sólida base para o som ajudou na mudança de direção que A Joyful Noise apresentou. Por mais que muitos não tenham gostado, a principal qualidade da Gossip, que é entreter com seu caráter naturalmente divertido, se manteve firme nas músicas dançantes e, até mesmo, bobinhas do álbum – mas ainda com o potencial de animar.

E é isso que faz da banda uma peça-chave no line up desta edição do Planeta Terra Festival. Em meio a sons densos, como The Maccabees, Suede, Madrid e até mesmo Garbage, vai ser bom ter Beth Ditto e sua turma fazendo uma festa mais despretensiosa – ainda mais com o combustível da longa espera para ver Gossip no Brasil, que provavelmente gerará um dos momentos mais divertidos de todo o evento.

Move in the Right Direction

 1,822 total views

ARTISTA: The Gossip
MARCADORES: Planeta Terra 2012

Autor:

Comunicador, arteiro, crítico e cafeínado.