Snoop Dogg e suas Diversas Faces

Rapper camaleão promete um dos concertos mais memoráveis do Lollapalooza Brasil 2016

Loading

Atualização em 4 de março A apresentação de Snoop Dogg foi anunciada como cancelada pela organização do Festival. Segue abaixo o artigo original completo.

Snoop Dogg dispensa apresentações, a não ser quando encontramos trabalhos seus sob outras alcunhas. Quem é Snoop Lion, Snoopzilla e Snoop Doggy Dogg? Facetas de uma mesma pessoa, o rapper Calvin Cordozar Broadus Jr. é um dos maiores ícones do Hip Hop nos últimos 20 anos e um verdadeiro camaleão em um gênero em que a personalidade constante e rígida poderia ser sinônimo de durabilidade – Eminem, por exemplo, que o diga.

No entanto, ao nos depararmos com a extensa carreira de Snoop Dogg, podemos entender que o músico procura sempre se mover ao invés de manter-se estático. Prefere viajar junto à sua fiel companheira, a maconha, a novos horizontes sem nunca perder a sua idiossincrática personalidade musical. Com uma das apresentações mais esperadas do Lollapalooza 2016, Snoop merece músicas simbólicas de sua diversa discografia ao invés de muitas palavras descritivas.

Uma dos seus maiores momentos – e que deve estar presente no setlist de seu show -, Nuthin’ But a G Thing não está na sua discografia. No entanto, faz parte do disco clássico de Dr. Dre, The Chronic (1992), e é um hino no Hip Hop até hoje.

A auto-explicativa Who Am I (What’s My Name), presente na estreia de Snoop, Doggstyle (1993), é um marco. O funkeado disco produzido por Dr. Dre acabou pegando carona no sucesso do último trabalho do produtor e o lançou ao estrelato.

Provavelmente o seu maior sucesso, Beautiful tem uma relação íntima com o Brasil por causa de seu videoclipe filmado no Rio de Janeiro e promete grandes emoções quando ouvido ao vivo. Foi a primeira parceira de sucesso – de muitas – com Pharrell.

Snoop sempre esteve ligado com bons produtores e Drop It Like It’s Hot, feita também com Pharrel, é a prova viva disso. O moderno Hip Hop levaria o rapper mais uma vez às paradas de sucesso e a ditar as regras do mercado.

A balada mais sensual da noite, Sensual Seduction é uma mistura de referências que vai desde o Synth Funk até canções que trilham filmes pornográficos. Nada melhor do que uma bela companhia para ouvi-la no Lollapalooza.

O rapper fugiu do Hip Hop quando se tornou Snoop Lion e abraçou o Reggae. Um documentário sobre a sua transformação, Reicarnated, explica o curioso processo. Podemos dizer que se uma das músicas de seu repertório “jamaicano” entrar no setlist do show, não será nenhuma surpresa.

Recentemente, Snoop tornou-se Snoopzilla e caiu de cabeça no Funk ao elaborar uma parceira com o músico e produtor, Dâm-Funk. Pode ser considerado o retorno as origens do rapper e um dos seus melhores trabalhos em anos.

Independente da fase do músico, que ainda flertou com a EDM no trabalho Doggumentary, podemos dizer que seu show no Lollapalooza 2016 tem tudo para ser um dos momentos mais memoráveis do festival em anos. Muitas músicas e boas companhias não faltarão para que isso aconteça.

Loading

Autor:

Economista musical, viciado em games, filmes, astrofísica e arte em geral.