2015: Os 70 Discos Mais Aguardados do ano

Entre álbuns de artistas consagrados, novatos e estreantes, período promete diversos bons lançamentos

Loading

2015 está só começando e há muito pelo que ficar ansioso já neste príncipo de ano. A redação Monkeybuzz separou 70 dos lançamentos que mais espera para os próximos meses, comentando brevemente um pouco sobre eles.

Para facilitar, dividimos os artistas em quatro categorias, nomes consagrados, novatos, grandes hypes e os estreantes. Preparem-se: Um grande ano está por vir.

Consagrados

consagrados

Radiohead

Durante todo o ano de 2014, havia notícias saindo, a todo momento, dando conta de que Thom Yorke e companhia voltariam aos estúdios para gravar o sucessor de The King of Limbs. Demorou, mas o grupo finalmente se reuniu e já trabalha em material inédito. São quatro anos que separam os dois lançamentos e, nesse meio tempo, muitos trabalhos paralelos de seus integrantes vieram a público, incluindo discos solo de Yorke e Phillip Selway. Infelizmente, o disco segue sem uma data confirmada para seu lançamento.

Björk

A cantora islandesa anda tão ocupada com a produção de seu novo lançamento que até perdeu o evento de estreia de seu filme Biophilia Live, baseado em seu mais recente álbum, Biophilia (2011). Björk trabalha com o produtor venezuelano Arca (que anteriormente colaborou com Kanye West e FKA twigs). A produção segue ainda sem mais detalhes.

Modest Mouse – Strangers To Ourselves

Assim como um vinho, o som de Modest Mouse parece ficar melhor com o tempo. Chegando ao seu sexto álbum, o grupo pode estar a caminho de lançar a melhor obra de sua carreira. Especulações a parte, já é sabido que o disco chega às lojas em 3 de Março e que seu primeiro single, Lampshades on Fire, é uma faixa e tanto.

Belle & Sebastian – Girls In Peacetime Want to Dance

Este grupo escocês está na ativa há mais de 18 anos e construiu em todo esse tempo uma carreira inigualável e essencial para o desenvolvimento do Indie Pop como gênero e como cultura alternativa no fim dos anos 90. Não bastasse todo este histórico, o nono álbum da banda chega com algumas novidades e elementos inéditos na musicalidade de Stuart Murdoch e companhia. Sua estreia está marcada para 20 de Janeiro.

The Decemberists – What A Terrible World, What A Beautiful World

É partir de uma tragédia (acontecida na escola primária de Sandy Hook, em Connecticut) que o novo álbum de Colin Meloy e companhia se constrói. Com um nome tão emblemático e autoexplicativo, o sétimo disco do grupo segue essa temática mais pesada e, ainda assim, bela. A obra tem firmada como data de estreia o dia 20 de janeiro.

Kanye West

Ainda sem data definida para estreia, o rapper lançará um novo álbum neste ano. E pelas declarações dadas com o lançamento de Only One, Paul McCartney será um colaborador de peso para esta nova obra.

Band Of Horses

“Estou prestando atenção em cada palavra para ter certeza que estou contando uma história que tocará o coração das pessoas”, disse Ben Bridwell à revista Rolling Stone. Porém, ainda não está claro se o álbum seguirá o caminho mais roqueiro de Mirage Rock (2012) ou o Folk dolorido de Everything All the Time e Cease to Begin.

Tame Impala

Nesta semana, Kevin Parker e sua turma divulgaram a informação que veremos em 2015 um novo álbum da banda. Ainda sem data divulgada para estrear, o disco deve seguir por caminhos diferentes de Lonerism (2012), se enveredando por trilhas mais eletrônicas, segundo o tecladista Jay Watson contou em uma entrevista.

Chromatics – Dear Tommy

O sucessor de Kill For Love (2012) finalmente foi anunciado e chega ainda neste ano às prateleiras. Johnny Jewel e companhia já mostraram algumas de suas faixas anteriormente e, pelo que foi apresentado, a qualidade da obra deve no mínimo se equiparar a seu lançamento prévio.

of Montreal – Aureate Gloom

Depois de uma separação e um período atribulado em sua vida pessoal, Kevin Barnes criará ao lado de sua banda um disco bem diferente dos anteriores. Novas referências e um clima ainda mais libertário podem render a essa obra a energia pulsante e frescor de seus primeiros discos, como a faixa Bassem Sabry possui. O álbum tem data de estreia marcada para 3 de março.

The Smashing Pumpkins – Day for Night

Este é o segundo disco prometido por Billy Corgan no ano passado. Depois de um registro como Monuments to an Elegy, espera-se que a segunda parte da obra mantenha a qualidade ou seja ainda melhor que a anterior.

Grimes

Depois de recomeçar do zero seu novo álbum, Claire Boucher disse que quer um disco com instrumentos mais convencionais, menos computadorizados, e que virá recheado de guitarras.

Mumford and Sons

Marcus Mumford e companhia preparam para este ano o sucessor de Babel, lançado em 2012. A banda entrou em estúdio em outubro e tem como produtor James Ford, que já trabalhou com Arctic Monkeys e Haim.

Cícero

Nenhuma declaração oficial surgiu até então, mas há indícios que uma nova obra do carioca seja lançada neste ano. Só nos resta aguardar.

Tulipa Ruiz

“Eu só vou saber o que vai acontecer no próximo disco quando terminar a turnê do Tudo Tanto, que está no finalzinho. A gente entra em estúdio no começo do ano e o disco sai no primeiro semestre de 2015. Também estou curiosa em relação a ele!” é o que disse a cantora ao site Virgula.

Lenine – Carbono

O sucessor de Chão, lançado em 2011, já tem nome, mas não uma data de lançamento acertada. Até agora, o que se sabe é que ele é esperado para 2015 e que virá recheado de músicas autorais.

The Dead Weather

A partir de uma série de singles, a banda capitaniada por Jack White e Alison Mosshart anunciou que um novo álbum será lançado neste ano. Até agora, mais nenhum detalhe oficial ou extra-oficial foi veiculado.

Panda Bear – Panda Bear Meets the Grim Reaper

Falta pouco para este. Na semana que vem, já poderemos ver o resultado de mais uma obra solo de Noah Lennox, também conhecido por ser membro da banda Animal Collective. O álbum tem estreia marcada para 13 de janeiro.

Tiago Iorc

Também nada confirmado, mas o músico deve lançar o sucessor de Zeski ainda em 2015.

Brandon Flowers

Já faz algum tempo que o vocalista de The Killers não lança material solo, mas o jejum será quebrado neste ano. O disco contará com a produção de Ariel Rechtshaid, que já trabalhou com nomes como Vampire Weekend, Haim e Sky Ferreira.

Novatos

novatos

Joey Bada$$ – B4.DA.$$

O tão aguardado disco do rapper finalmente chegará neste começo de ano, em 20 de janeiro, para ser mais específico. Pelas prévias mostradas até então, mais uma vez, o músico mergulhara em suas influências do Rap feito nos anos 90 para tirar de lá as batidas e o estilo de cantar, adicionando também suas rimas tão contemporâneas.

The Staves – If I Was

Depois de conquistar o primeiro lugar de nossa lista de melhores EPs de 2014, com Blood I Bled, o trio inglês também ganhou destaque em nossas maiores expectativas para este ano. O disco, primeiramente esperado para 2014, foi produzido por Justin Vernon e teve seu lançamento adiado mais uma vez, agora de 2 de fevereiro para 23 de março.

Baleia

Além de tocar no Lollapalooza Brasil 2015, o grupo carioca também prepara um novo álbum. Ainda não há mais informações sobre a obra.

Quarto Negro – Amor Violento

Mesmo sem ter sido lançado, grande parte do álbum já pode ser ouvido em recentes shows do grupo, que marcaram a volta aos palcos depois da turnê de Desconocidos.

Waxahatchee

No começo desta semana, Katie Crutchfield revelou o trecho de uma nova faixa através de um vídeo e ainda acrescentou que o sucessor de Cerulean Salt chegará às lojas em abril.

Peace

O quarteto inglês vem, desde o ano passado, mostrando como soará seu novo álbum e, ao longo deste tempo, o fez através das faixas World Pleasure, Gen Strange e Lost On Me. Todas apontando para um rumo ainda mais experimental que o visto em In Love.

Matthew E. White – Fresh Blood

Com a faixa homônima, o músico anunciou seu novo álbum. O disco tem data de lançamento prevista para 10 de março e, pelo que tudo indica, será um sucessor de peso para Big Inner, lançado em 2012.

San Fermin – Jackrabbit

Em 21 de abril, o novo disco do coletivo capitaniado por Ellis Ludwig-Leone chegará às lojas. Até agora, só uma música foi lançada, Parasites, e ela sugere um álbum ainda mais experimental que a obra de estreia autointitulada lançada em 2013.

Sky Ferreira

É certo, já há algum tempo, que a moça vem trabalhando em seu novo álbum. Só não se sabe que rumos a obra tomará ou quando chegará às lojas. Existem rumores que uma faixa, nomeada como Guardian, será lançada pela moça ainda neste começo do ano, mas nada oficial sobre a música ou álbum foi divulgado até então.

Castello Branco

Depois de deixar muitos boquiabertos com a qualidade de Serviço, o carioca, agora residente na cidade de São Paulo, tem um novo disco a caminho. Só nos resta saber se esta mudança de ares irá afetar também a sonoridade do músico em sua nova obra.

César Lacerda

Através de seu pefil no Facebook, o músico anunciou não só um, mas dois álbuns para 2015. Um deles tem a aprodução assinada por Pedro Carneiro e o outro ainda não teve mais detalhes divulgados.

Jair Naves

Viabilizado através de um financiamento coletivo, o novo álbum do paulistano está sendo gravado desde o ano passado, em um processo documentado pelas redes sociais e que apresentou alguns percaussos no meio do caminho. Ainda assim, o disco é esperado para este ano.

Twin Shadow – Eclipse

Turn Me Up foi o primeiro indício de como soará o novo disco de George Lewis Jr. e, pelo aperitivo, a obra deve seguir caminhos bem diferentes de Confess (2012). O álbum tem estreia prevista para 17 de março.

Pélico

Depois do Carnaval, veremos mais um álbum do cantor paulistano. A primeira prévia do sucessor de Que Isso Fique Entre Nós foi divulgada em dezembro, através de um pequeno vídeo que mostrava um trecho da faixa Você Pensa Que Me Engana.

Selton

Chega de Saudade. Em 2015, veremos o quarto disco do quarteto brasileiro radicado na Itália e segundo com distribuição no Brasil. O disco é previsto para julho e tem como produtor Tommaso Colliva, que já trabalhou com nomes como Phoenix, Muse e Franz Ferdinand.

Nevilton

Banda rumou até Los Angeles para produzir seu novo álbum. Ainda sem uma data acertada para o lançamento, a obra deve ser apresentada ao público em breve.

Kwabs

Depois de tantos EPs, é hora do músico finalmente lançar seu primeiro álbum. Ainda sem nome ou mais detalhes revelado, o disco é esperado para 2015.

Chance The Rapper and The Social Experiment – Surf

Chancelor Bennet se juntou à banda The Social Experiment para transportar as faixas de sua mais recente mixtape, Acid Rap, para os palcos e nasceu uma parceria que renderia um álbum inteiro. O disco será mais um projeto do grupo The Social Experiment do que um disco solo propriamente dito, segundo o rapper contou em uma entrevista à revista Billboard.

Boogarins

O quarteto goiano vem mostrando músicas novas desde pouco tempo depois do lançamento de As Plantas Que Curam. O novo registro deve agrupar em estúdio o que o público pôde conhecer ao longo de todo esse período.

Satellite Stories – Vagabonds

O segundo álbum da banda finlandesa já tem estreia garantida: 6 de março. E o primeiro indício de como soará o sucessor de Phrases to Break the Ice veio com a faixa The Trap, um bom termômetro para este novo disco.

Hypados

Hypes

Mark Ronson – Uptown Special

O produtor vem já há algum tempo conquistando fãs com os novos singles de seu álbum, principalmente com os hits Uptown Funk (ao lado de Bruno Mars) e Daffodils (com Kevin Parker). Não bastassem as ótimas músicas servirem como chamariz para novos adeptos, ter em sua obra convidados do porte de Stevie Wonder, Andrew Wyatt, (Miike Snow) e Mystikal só faz aumentar as expectativas em relação ao disco, que estreia em 27 de janeiro.

Father John Misty – I Love You, Honeybear

Joshua Tillman já se provou há algum tempo como muito mais que o “ex-baterista de Fleet Foxes”. Para este ano, o músico prepara o sucessor do ótimo Fear Fun, lançado em 2012, e, até então, a faixa Bored in the USA é um dos melhores aperitivos para este disco que chega às lojas em 10 de fevereiro.

José González – Vestiges & Claws

O terceiro álbum do cantor sueco se aproxima e com ele a ansiedade por mais músicas como a bela Every Age. O músico interrompe o jejum de quase oito anos com este lançamento solo, porém criou neste meio tempo uma faixa para a trilha sonora de A Vida Secreta de Walter Mitty, além de lançar um álbum com a banda Junip, em 2013. O disco chega às lojas em 17 de fevereiro.

Pond – Man, It Feels Like Space Again

O coletivo australiano prepara para este começo de ano, mais especificamente para 26 de janeiro, mais um belo exemplar do Rock Psicodélico vindo da Oceania. Este será o sucessor do pesado e sombrio Hobo Rocket e, como já é de costume, o grupo deve trazer algumas mudanças consideráveis em relação ao disco anterior. Pelo que Sitting Up on Our Crane mostrou, o novo álbum deve seguir caminhos mais próximos ao Dream Pop.

A Place To Bury Strangers – Transfixation

O trio de Noise Rock, que já foi eleito como “banda mais barulhenta do mundo”, voltará nesta ano com material inédito. São quase dois anos desde o lançamento de Worship e esse tempo parece ter sido usado para refinar ainda mais o som do grupo, lapidando algumas arestas, mas sem perder a urgência e abrasividade marcante em sua música. O disco também será lançado em 17 de fevereiro.

Run The Jewels – RTJ3

Depois de toda a hype em cima de RTJ2, que chegou ao topo de diversas listas de melhores álbuns de 2014, Killer Mike e El-P vão continuar produzindo seu Rap potente e incrivelmente acessível. O álbum ainda não tem data de lançamento confirmada.

Death Grips – The Powers That B

10 de fevereiro é a data marcada para o derradeiro lançamento da parceria entre MC Ride e Zach Hill, duo que se formou em 2010 e desde então vem ditando o caminho nas novas produções do Rap. O fim da banda foi anunciado em julho, mas ainda assim o duo finalizará sua obra.

Laura Marling – Short Movie

Depois de um disco tão bom quanto Once I Was An Eagle, seria impossível não criar grandes expectativas para o próximo lançamento da folker inglesa. O disco tem data de lançamento firmada para 23 de março e teve até agora sua faixa-título revelada.

Kendrick Lamar

Quase três anos separarão o lançamento de good kid, m.A.A.d city, sua obra prima, e seu próximo disco, tempo suficiente para Kendrick criar novas histórias e musicá-las. Parte desta narrativa foi vista com as faixas i e outra, ainda sem nome, apresentada ao vivo durante um talk show da TV norte-americana.

Florence + The Machine

Florence Welsh confirmou seu terceiro álbum através de uma foto do processo de mixagem da obra. Até então, nada mais foi divulgado, porém, é muito provável que o disco seja lançado neste ano.

Frank Ocean

Muito já se disse e desdisse sobre o novo disco do músico, mas, ao que tudo indica, 2015 será mesmo o ano em que poderemos ver o sucessor de Channel Orange, lançado no já longuínquo 2012.

Alabama Shakes

Três anos se passaram desde o lançamento de Boys & Girls e, para marcar sua “volta”, o grupo promete a seu público um “Grande 2015”. Logo no começo do ano, a banda se reúne no estúdio para gravar. É bem possível que durante o Coachella, ou mesmo antes, serão apresentadas algumas faixas novas de Brittany Howard e companhia.

James Blake

Depois de um ano apresentando faixas inéditas em seu programa de rádio na rede britânica BBC, James Blake finalmente deve ter um tempo em 2015 para se dedicar ao sucessor do disco Overgrown e do EP 200 Press, lançado no fim de 2014.

Mustache e os Apaches

Depois do disco homônimo, lançado em 2013, e o single Chuva Ácida (2014), o grupo paulistano prepara para este ano um álbum novo. Ainda não há mais detalhes sobre a produção.

Passion Pit

A confirmação de uma nova obra veio através de um foto com alguns detalhes do processo de gravação das faixas desse álbum. Além disso, Michael Angelakos mostrou também algumas músicas de um projeto solo, nomeado como Eastern Shift.

Jamie xx

Há muito tempo se fala de um álbum de Jamie xx, mas até agora não passaram de rumores. Agora, o produtor veio a público declarar que seu disco realmente está por vir. A declaração foi feita em outubro, portanto pode ser que tenhamos que esperar mais um pouco para ver o resultado da produção.

Destroyer

Desde 2013, é certo para este ano um novo disco solo de Dan Bejar, que naquele ano lançou o EP Five Spanish Songs. Vale lembrar que, nesse meio tempo, o músico trababalhou no no mais recente álbum da banda The New Pornographers.

Marina & The Diamonds – Froot

Foi através do clipe para a faixa Immortal que Marina anunciou seu novo álbum. A obra chega às lojas em 7 de abril, alguns dias antes da apresentação da moça no Lollpalooza Brasil 2015.

Beach House

Aparentemente, Victoria Legrand e Alex Scally terminaram a produção de seu quarto álbum e é bem provável que já no Coachella deste ano o grupo apresentem algumas novidades da obra. Nenhuma informação oficial foi divulgada até então.

Adele

Depois de bater diversos recordes de venda com 21, lançado em 2011, a cantora inglesa ficou um bom tempo sem apresentar novidades relevantes aos fãs. Dos bastidores, surgiram diversos rumores que um novo álbum da moça chegaria em breve, porém nenhum foi confirmado até então.

Estreias

estreantes

Will Butler – Policy

Membro do coletivo Arcade Fire lançará sem álbum solo em 10 de Março. Um pouco do que está por vir já pode ser visto nas prévias lançadas pelo músico no ano passado.

Tobias Jesso Jr. – Goon

Dono de músicas tão boas, que ganhou um grande destaque por conta de uma só faixa, Tobias lançará seu primeiro álbum em 17 de março. Só nos resta agora esperar.

Duda Brack

Está na hora de você conhecer essa intérprete gaúcha que tem tudo para estourar em 2015. Veja o papo que bem interessante betamos com ela no fim do ano passado.

Strausz – Spectrum Vol. 1

Assim como Castello Branco, o produtor é ex-R. Sigma, só que parte em sua carreira solo pra um lado bem diferente dessa vertente mais roqueira do grupo carioca. Seu álbum virá recheado de parcerias e tem data de estreia prevista para janeiro.

Ventre

O primeiro disco do trio carioca, produzido por Bruno Giorgi, finalmente vai ser lançado. Ainda sem data ou mais detalhes, tudo o que se sabe é que três músicas muito boas já foram apresentadas.

Esquimós

Mais recente indicação de nosso Ouça: Bandas, o grupo de Pelotas (RS) prepara para 2015 seu álbum de estreia, a sair pelo selo Escápula Records.

Mahmed

A sequência do EP Domínio das Águas e dos Céus virá com um álbum recheado de inéditas, as ser lançado neste ano. Ainda sem muitos detalhes, o que se sabe do registro vem através de vídeos da banda tocando suas novas faixas ao vivo.

SLVDR

Foi por um tímido recado no Facebook que o trio carioca revelou boas novidades para este ano, incluindo um novo single, o álbum e mais shows.

Courtney Barnett

Depois de um ano sem muitas novidades, a cantora australiana deve surgir com um álbum completo (que está sendo produzido já há algum tempo). O sucessor dos EPs The Double-EP: A Sea of Split Peas deve ser visto ainda no primeiro semestre.

Years & Years

Apontado por muitos como uma das grandes apostas para 2015, o trio londrino deve lançar seu novo álbum ainda no começo deste ano. As pistas que temos até então vem com esta imagem, publicada no Facebook.

Loading

Autor:

Apaixonado por música e entusiasta no mundo dos podcasts