Acorde: Wilco, Hüsker Dü e Iron & Wine

Equipe Monkeybuzz lista três músicas que podem mudar sua vida

1,523 total views, no views today

Músicas que despertam qualquer ouvido para beleza, novos sons ou novas ideias, sem datas de validade. Assim é a coluna Acorde.

A cada edição, a equipe Monkeybuzz dá três dicas de faixas capazes de mudar vidas. Duvida?

Wilco – I Am Trying To Break Your Heart

Não subestime a força de uma música ao fazer todo mundo cantar. No ano passado, assisti ao primeiro e instigante show de Wilco em São Paulo e, desde então, não consegui esquecer. I Am Trying To Break Your Heart é psicodelia pura. Muitos efeitos. Guitarra e teclados revezam-se com pratos de bateria no início da canção, com efeitos e mais efeitos. Como em outras faixas do disco Yankee Hotel Foxtrot, a voz de Tweedy permanece cansada e melancólica. Esse épico com pouco menos de sete minutos se encerra com microfonias, lembrando, não à toa, uma rádio não sintonizada (YHF).

(por Ana Laura Pádua)

Hüsker Dü – Something I Learned Today

Essa pode nem ser a primeira música Emo de fato, mas sem ela – ou melhor, sem todo o disco Zen Arcade, do grupo Hüsker Dü -, pode ser que a cena do Hardcore nunca viesse a incorporar o quesito emocional (ao invés do social) em sua música. Ela mostrou aos fãs (e aos músicos) do gênero que era possível explorar assuntos mais pessoais dentro do estilo e foi a partir dai que floresceu grupos como Rites Of Spring, One Last Wish e Embrace, que transformaram tudo isso no Emo que conheceríamos nos anos 90. Tirando esse fato histórico de lado, Bob Mould e cia. souberam amarrar muito bem o peso do Hardcore com uma narrativa mais subjetiva.

(por Nik Silva)

Iron & Wine – Your Fake Name Is Good Enough for Me

Além de encerrar o belíssimo Kiss Each Other Clean, a faixa tem a função de batizar o disco com um de seus versos. Ela poderia, na verdade, acumular muitas outras funções ao longo de seus sete minutos com dois momentos bastante distintos e igualmente deslumbrantes, sendo a de impressionar o ouvinte, seja ele conhecedor do trabalho de Iron & Wine ou não, a tarefa melhor realizada.

(por André Felipe de Medeiros)

1,524 total views, no views today

MARCADORES: Acorde

Autor:

Comunicador, arteiro, crítico e cafeínado.