Artistas de Férias

Seja intorrompendo atividades, ou parando de produzir material novo por um longo tempo, artistas saem de férias, e às vezes sem previsão de volta

Loading

Dia primeiro de Julho. Começa o segundo semestre, e começa – para a maioria – as férias escolares e acadêmicas. Hora de dar um descanso nas atividades, relaxar, fazer outras coisas que não temos tempo durante a rotina diária, ou simplesmente não fazer nada.

Bom, e não somos só nós que tiramos nossas folguinhas, os artistas assim também fazem. Entretanto, alguns deles tiram umas férias bem prolongadas. E é disso que vamos falar agora, de bandas que tiraram um período de hiato, seja em produção de material quanto eu atividades, e que retornaram – ou estão retornando – desse descanso.

Blur

Apesar de estar prestes a desembarcar no Brasil para tocar no festival Planeta Terra, a banda britânica se encontra num hiato produtivo de 10 anos. Seu último trabalho de inéditas foi Think Tank, de 2003. Desde então, os integrantes acabaram dando prioridade para seus projetos paralelos, como as carreiras solo de Damon Albarn e de Graham Coxon, e claro, Gorillaz, projeto de Damon que já vinham dividindo espaço com o Blur desde 1998. O Blur vem fazendo shows durante esse período, inclusive com a fatídica apresentação no Hyde Park anos passado – que rendeu um CD ao vivo – e que era tido como o último show do grupo (o que não se confirmou). Até o momento não se tem notícias concretas de que o quarteto esteja trabalhando em algum material novo.

Los Hermanos

Apesar do hiato das atividades desde 2007, a banda carioca fez algumas apresentações pontuais, uma em 2009 abrindo os shows do Radiohead em São Paulo e Rio de Janeiro, outra no ano seguinte, e outra ano passado devido aos quinze anos da banda, onde fez uma turnê pelo Brasil com ingressos que se esgotaram com facilidade. Nesse meio tempo, mais precisamente em 2008, Amarante se juntou com o também brasileiro e baterista dos Strokes, Fabrizio Moretti, e Binki Shapiro, formando o Little Joy. Mesmo essas reuniões pontuais, não se sabe quando a banda irá retornar.

My Bloody Valentine

Um dos maiores hiatos somado com uma das maiores expectativas de um álbum a ser lançado. Desde 1991 que a banda irlandesa, ícone do Shoegaze, não lançava novo material. E tudo isso só vinha ganhando ares de eterna promessa, vide que Kevin Shields sempre que perguntado sobre o novo álbum dizia que este estava sendo trabalhado, mas sem pressa, pois seu jeito perfeccionista queria que o resultado saísse da melhor maneira possível. Eis que 22 anos depois, ou seja, este ano, em Janeiro, foi lançado mbv, o terceiro álbum de estúdio da banda.

The Pastels

Outra banda há ficar mais de uma década de “férias” é a escocesa The Pastels. Nome importante do início da cena da música independente, o grupo já estava há 15 anos sem material novo, até que neste mês de Junho lançou Slow Summits, para a alegria dos fãs da sonoridade Indie Pop clássica da classe de 86.

Pixies

Um dos ícones da música dos anos 90, o Pixies já teve suas desavenças internas por causa de Kim Deal que já resultaram em brigas e foi um ingrediente que resultou na decisão da banda dar um tempo em suas atividades. Nesse entremeio tivemos o retorno de Kim para The Breeders, e a criação do projeto solo de Frank Black. O Pixies na verdade nã chegou a entrar em hiato, pois, segundo Frank disse em 1993 através de um comunicado, a banda tinha acabado. Entretanto, 11 anos depois o grupo se reuniu e inclusive lançou música nova. Agora, no mês de Junho, a página oficial da banda anunciou a saída de Kim Deal, e poucos dias depois, houve o lançamento de Bagboy, nova faixa do Pixies, e novo material desde o lançado em 2004.

The Fratellis

Os “mezzo” italianos “mezzo” escoceses com apenas dois discos de estúdio conquistaram o público que buscava um Indie Rock dançante. Porém, com apenas quatro anos de banda, o trio decidiu dar um tempo, o que durou de 2009 até o final de 2012, quando houve a reunião e uma tour britânica. Além disso, o terceiro disco já está a caminho, e tem lançamento previsto para Setembro deste ano.

Bloc Party

Se The Fratellis está voltando, o Bloc Party está indo para as suas férias. A banda anunciou recentemente que vai suspender suas atividades por um tempo indeterminado. A justificativa é a de ponderar a relação entre os integrantes que não vem caminhando muito bem. O quarteto ainda vai cumprir seus compromissos -marcado até meados do segundo semestre deste ano- e aí sim irá pendurar os instrumentos e pensar um pouco na vida.

Loading

Autor:

Marketeiro, baixista, e sempre ouvindo música. Precisa comer toneladas de arroz com feijão para chegar a ser um Thunderbird (mas faz o que pode).