Baio e seu eletrônico tropical

Conheça mais do projeto paralelo do baixista do Vampire Weekend, feito com a mesma vibe ensolarada que ele trabalhava na banda

2,753 total views, no views today

Baio é o nome dado ao projeto paralelo do baixista Chris Baio, do Vampire Weekend. Apesar de diferentes, os dois projetos se cruzam bastante, principalmente na vibe ensolarada e no chamado “resgate ao Afrobeat” que a banda trouxe ao mainstream em 2008. A grande diferença neste é que Chris assume a bronca sozinho e cria uma sonoridade eletrônica cheia de referências tropicais e a House.

O primeiro EP de Baio saiu no final de maio, mas já vinha sendo preparado desde 2011 em um estúdio do Brooklyn onde Chris pegou diversas referências culturais e moldou-as no que viria a ser Sunburn. As três faixas do registro o fazem perfeito para ser ouvido em uma tarde ensolarada de verão e curtir a preguiça com um belo fundo musical.

O músico, que desde a época de colégio já se interessava por ser DJ e tocava nas festas de faculdade, viu uma grande oportunidade de voltar a esses tempos compondo e fazendo sua própria música. Mesmo sendo um trabalho solitário e diferente do que fazia em sua banda, Baio disse em entrevista que ama o projeto e a oportunidade de fazer coisas fora do Vampire Weekend, mas que tocar baixo ainda é sua principal paixão – então os fãs de VW não precisam ficar preocupados.

Uma grande surpresa deste projeto é a presença do músico chileno Matias Aguayo (que participou também no Gloss Drop (2011) do Battles) que empresta sua voz à Tanto, que conta com tambor de aço que dá uma cara ainda mais tropical à música. As duas outras faixas seguem quase o mesmo clima, só que sem voz e preenchidas por diferentes elementos como marimbas e uma percussão tropical. A faixa Sunburn Modern ganhou um divertido clipe protagonizado por Baio e um manequim.

O registro se mostra muito interessante e aponta pra uma boa direção. Por enquanto, não há nenhuma noticia de continuidade do projeto ou data para mais um lançamento, mas iremos ficar ligados nas novidades do músico.

2,754 total views, 1 views today

Autor:

Apaixonado por música e entusiasta no mundo dos podcasts