Bastidores: Rdio Sessions Thiago Pethit

Músico trabalha faixas recentes no universo musical de seu primeiro álbum

2,031 total views, no views today

Violão, baixo acústico, piano e percussão leve. Essa formação poderia passar desapercebida se não estivesse no amparo de alguém como Thiago Pethit, artista que se encontra na fase mais “elétrica” de sua carreira. A ocasião explica: Era sua vez de gravar um disco no projeto Rdio Sessions.

Acompanhado de sua banda de sempre, o músico paulistano foi o terceiro convidado da série, que já teve Vanguart e Nação Zumbi nas primeiras edições, sempre com versões exclusivas e gravadas ao vivo no estúdio YB, em São Paulo, disponíveis para todos os usuários da plataforma de streaming. No caso de Pethit, um novo formato para as gravações tem um significado ainda mais especial.

O conceito do disco era levar as músicas de Rock’n’Roll Sugar Darling (2014) para um universo estético semelhante ao de seu primeiro álbum, Berlim, Texas (2010), “como seria levá-las novamente ao fato de serem puramente canções”, nas palavras do artista.. “Eu acho que minhas composições mudaram muito pouco em termos de estrutura musical”, ele explica, “mas os arranjos estão bem diferentes e acho que as pessoas às vezes confundem isso”.

Thiago Pethit

Thiago Pethit

Segundo Pethit, os arranjos do primeiro disco estavam lá a favor da composição, por isso que ela se sobressaía. “E isso não necessariamente me define enquanto músico ou enquanto alguém que tá criando uma linguagem ou uma estética”, comenta, “era um compositor mostrando suas composições”. “Eu continuei fazendo canções assim no Estrela Decadente e continuo fazendo no Sugar Darling, mas elas ganharam outra cara, então parecem menos canções”, completa.

É só começar Quero Ser Seu Cão que você logo entende como o arranjo acústico caiu bem para a música – e isso vale para todas. Sobre a escolha do repertório, entraram quatro músicas do novo disco e Moon, hit do disco anterior, que Thiago sempre quis trabalhar nesse formato – “As pessoas acham ela muito diferente das do Berlim, Texas, mas pra mim Moon super poderia ser do disco. Isso de voz e piano, tem tudo a ver esteticamente”.

A cereja no cupcake veio com a participação de Hélio Flanders em Romeo, o single principal de Rock’n’Roll Sugar Darling em uma versão apenas voz e piano que ajuda a ressaltar o lado mais melancólico da canção. O belo dueto ganhou ainda vídeo para adiantar um pouco aos fãs o que viria nesta quarta, 25. A aprovação, é claro, foi grande – e a ansiedade, idem.

Sobre as Rdio Sessions, Thiago Pethit fala que “a ideia é ótima. “É um jeito dessas plataformas dialogarem com os artistas de um jeito menos burocrático”, explica, “a gente tá aqui criando um negócio juntos. É mais legal, mais produtivo, mais interessante”. O público que ouvir o EP, pode ter certeza, concorda.

2,032 total views, 1 views today

Autor:

Comunicador, arteiro, crítico e cafeínado.