Curtindo o In-Edit Brasil no Feriado Paulista

Uma seleção especial de filmes para você curtir o festival de documentários musicais em São Paulo

Loading

O Festival Internacional do Documentário Musical, In Edit, chega a sua sétima edição brasileira e iniciou as suas atividades no último dia 1 de Julho em São Paulo. Enquanto alguns filmes já saíram de cartaz, outros ainda dão uma segunda chance de serem descobertos e apreciados até o dia 12 de Julho. Se você morar em Salvador, Bahia, terá a oportunidade de aproveitar o evento mais importante no cinema musical no país entre os dias 14 e 19 de Julho.

Amanhã, quinta-feira, 9 de Julho, se inicia na capital paulistana o feriado prolongado que promete uma cidade mais livre de trânsito e muitas opções para quem quer descansar com cultura – além de ser uma ótima oportunidade para se aquecer no frio que abraçou a cidade. Por isso fizemos uma lista com alguns dos filmes mais interessantes do In Edit Brasil que ainda podem ser vistos em São Paulo. Fique com a gente e aproveite seu feriado.

Alive Inside – Cinemateca Sala BNDES 10/07, 18:00

Filme conta a história de Dan Cohen, fundador da ONG Music & Memory, que desenvolveu um projeto que concilia música à recuperação da memória e outras doenças mentais. Nele vemos a cruzada de Dan com o diretor do documentário, Michael Rossato-Bennett, em hospitais entrevistando pacientes, médicos e familiares, mostrando que por fim, a terapia musical funciona melhor que muitos medicamentos. O filme foi o vencedor do Prêmio do Público no Festival de Sundance em 2014 e promete muitas lágrimas a seus espectadores.

Blue Wild Angel: Jimi Hendrix Live at The Isle of Wight – Cinemateca 09/07, 20:00 (Sessão ao ar livre)

Documentário mostra a última perfomance de Jimi Hendrix no Reino Unido, duas semanas antes de sua morte. A performance arrebatadora foi acompanhada pelo baixista Billy Cox e o seminal baterista Mitch Mitchell, e passa por um repertório explosivo com covers de Sex Pistols e The Beatles. É o relato da despedida de um dos maiores guitarristas de todos os tempos ao país que o acolheu e o lançou para o mundo. O filme será exibido na Cinemateca ao ar livre, o que prometerá uma experiência semelhante a um show.

Don´t Think I´ve Forgotten: Cambodia’s Lost Rock & Roll – Matilha Cultural 11/07 ,18:30

O Cambodia foi uma colônia francesa durante quase 100 anos e na metade dos anos 1950 se tornou independente. O período subsequente se mostrou bastante tranquilo e durante as décadas de 1960 e 1970, o país viveu um grande boom cultural. O documentário conta a história do Rock & Roll no país, importação européia que se popularizou imensamente ganhando vocabulário e sonoridades próprias.

Heaven Adores You – Cinemateca Sala Petrobrás 09/07,15:30

Documentário conta a história de Elliot Smith, um dos jovens mais promissores de sua geração e que alcançou o estrelato após ser indicado a um Oscar por sua composição no filme Gênio Indomável. Com tendências depressivas e solitárias, o músico acabou falecendo aos 34 anos por razões inconclusivas, possivelmente por conta de um suícidio. Através de entrevistas com parentes, amigos e pessoas próximas, podemos entender um pouco mais desse personagem melancólico que deixa muitas saudades até hoje.

Jaco – Cinemateca Sala BNDES 10/07, 20:00

Jaco Pastorious era um baixista virtuoso. Tão espetacular que a sua modestia o permitia se considerar o “melhor baixista do mundo”. Dono de um estilo único e participativo na cena do Free Jazz, Jaco fez parte de grandes bandas como Weather Report, teve uma carreira solo robusta e participou de diversos projetos com outros músicos. Seu temperamento explosivo foi igualmente importante para sua intepretação do instrumento e o filme repassa a sua obra e história a partir de relatos de outros instrumentistas virtuosos como Flea do Red Hot Chill Peppers e Carlos Santana.

Listening to You: The Who Live at The Isle of Wight Festival – Cinemateca 11/07, 20:00 (Sessão ao ar livre)

Mais uma das sessões ao ar livre da Cinemateca, dessa vez com a performance explosiva da banda The Who no famoso festival britânico. Um dos relatos mais poderosos de uma banda em seu auge após o lançamento de sua ópera-rock, Tommy e uma estridente apresentação no Woodstock, o show ficou marcado na história e conta inclusive com um disco ao vivo do concerto. Para ouvir em alto e bom som na grama da Cinemateca.

Mr Dynamite: The Rise of James Brown – Cine Olido 11/07, 19:00

Um dos documentários mais disputados e esperados do In Edit Brasil conta a trajetória do Godfather of Soul, James Brown. Desde o início de sua carreira até a luta pelos direitos civis dos negros nos EUA, o filme traz imagens marcantes da história do músico, apresentações explosivas, entrevistas e mostra que James Brown não só foi o pai do Funk, mas também do Hip Hop e do Groove. Provavelmente um dos filmes mais imperdíveis do evento.

My Name is now, Elza Soares – CCSP 09/07, 20:00

Dona de uma voz inconfundível na música brasileira, Elza Soares possui uma crueza visceral em suas canções – denúncias de uma vida sofrida, triste e muitas vezes frustrante. O documentário-ensaio coloca a cantora como protagonista de sua carreira. Diante de um espelho, ela se expõe de forma emocionante e sincera em uma das obras mais marcantes e experimentais de todo o festival. É um daqueles filmes para repensar a vida.

Paco de Lucia: La Búsqueda – Cinemateca Sala BNDES 11/07, 18:00

O guitarrista flamenco Paco de Lucia era conhecido por suas apresentações densas, emocionantes e inigualáveis. Sua importância para a música espanhola transcende as suas próprias composições e colocou a sua forma de tocar violão em evidência pelo mundo. Perfeccionista e virtuoso, o músico é entrevistado pelo seu filho e diretor do filme, Curro Sánches e conta sua história, sua relação com a música e sua busca implacável pela perfeição em um dos seus últimos relatos vivos antes de sua morte em 2014.

Racionais MC’s: 25 anos no Movimento – CCSP 10/07, 18:00

Provavelmente o grupo de Rap mais importante do país e porta-voz das mazelas socio-econômicas da periferia, os Racionais MC´s tem importância além de suas próprias palavras e música: ela passa por uma postura de contracultura e batalha por direitos. Feito como um TCC, o documentário mostra entrevistas de familiares e amigos no entorno dos “quatro pretos mais perigosos do país” (núcleo averso a biografias e exposições) e passa por sua história ao longo de 25 anos. Nem o trailer pode ser visto online e provavelmente esta será uma das últimas exibições do filme.

Salad Days: A Decade of Punk in Washington DC (1980-1990) – Cinemateca Sala Petrobrás 11/07, 17:30

Documentário conta a história da cena Punk-Hardcore na capital dos EUA e passa pelo surgimento de importantes grupos do estilo como Minor Threat, Fugazi e Bad Brains além de outras culturas ao redor como Straightedge. Relato importantíssimo e histórico sobre um movimento que destruiu alicerces e que construiu uma identidade política-social através de guitarras distorcidas e um código ético próprio.

Sem Dentes: O Baguela Records e a Turma de 1994 – CCSP 10/07, 20:00

Filme conta história de um dos selos musicais de Rock mais importantes do país que tinha em seu portfólio nomes como Raimundos e Mundo Livre S/A. Conduzido por Carlos Eduardo Miranda e financiado pelos Titãs, o Baguela Records deixou sua marca na música brasileira e a sua história é dissecada por nomes como Samuel Rosa, Dado Villa-Lobos, Nando Reis, Gastão Moreira entre outros nesse documentário.

Loading

Autor:

Economista musical, viciado em games, filmes, astrofísica e arte em geral.