Dinosaur Jr. – “Where You Been”, 20 Anos de um Clássico

Duas décadas depois, este clássico ainda serve de ponto de partida para fãs de música que querem se aprofundar no grupo

 5,560 total views

Alguns grandes motivos fazem o aniversário de 20 anos do disco Where You Been do Dinosaur Jr ser lembrado. Um dos trabalhos mais famosos do grupo liderado por J Mascis acabou se tornando um importante símbolo para uma geração que cresceu na década de 1990 escutando Rock Alternativo e andando de skate. Mais do que isso, é uma excelente obra introdutória àqueles que se depararam pela primeira vez com a banda no ano passado, em um dos melhores discos de 2012, I Bet On Sky.

O disco foi um grande sucesso comercial do grupo. No entanto, não representou uma grande ruptura com o som estridente que tornou o power trio famoso. Foi o último disco com o baterista, Murph, até a reunião total da banda com o baixista Lou Barlow em 2005, outro que já havia abandonado o barco após o disco Bug de 1988. Após Where You Been, Dinosaur Jr. se tornaria quase como um projeto pessoal do seu líder, J Mascis.

No álbum, temos diversos elementos que tornaram o som do grupo realmente único. A voz característica de Mascis, melódica e imutável ao longo de sua carreira, misturada a solos e riffs de guitarra que são, acima de tudo, precisos e barulhentos. Out There, a faixa de abertura, se tornou um dos grandes clássicos do grupo, um hino para uma geração e servindo inclusive de trilha sonora para um programa de TV da MTV no mesmo período.

Start Choppin é talvez um dos singles de maior sucesso da banda. Com guitarra suingada, tem um clima ensolarado, se mostrando extremamente divertida no refrão em falsete, e praticamente desengonçado de Mascis. O riff da música é, até hoje, um dos icones na carreira musical do Dinosaur Jr.

Outros grandes momentos na guitarra são vistos em On the Way e What Else Is New, com acordes rápidos, estridentes e perfeitos para um rolê de skate na rua. Poucas bandas acompanham uma atividade tão bem como Dinosaur Jr. e este disco deveria constar em qualquer playlist skatista, juntamente com um bom par de fones de ouvido.

A capacidade melódica de Mascis, criador de grandes baladas, é vista em canções como Not the Same e Get Me. Sua voz consegue se adaptar facilmente a diversas estruturas musicais, sempre com muita sinceridade percorrendo as suas letras e cordas vocais. Estas canções mostram um lado mais radiofônico do grupo, o que acabaria favorecendo a popularização deste disco no mercado americano e inglês.

Vemos ainda mais baladas ao longo do disco como a belíssima Goin Home e a lenta, e quase letárgica Drawerings, perfeita para ser cantada em momentos longe da sobriedade. Hide e I Ain’t Sayin, no entanto, não deixam o clima se tornar muito meloso, retomando as distorções e barulhos que fizeram a fama da banda. Mas talvez, desde sempre, a capacidade do grupo esteve muito ligada à capacidade de Mascis tocar e cantar tão bem, o que fez com que o lado alternativo da banda se tornasse cada vez mais tangível ao grande público.

Um dos discos mais famosos de um dos símbolos do Rock Alternativo, Where You Been se mostra um item essencial na discografia do Dinosaur Jr. e um excelente ponto de partida para quem quer se aprofundar na banda.

 5,561 total views

ARTISTA: Dinosaur Jr.

Autor:

Economista musical, viciado em games, filmes, astrofísica e arte em geral.