Houseira das Minas

Vic Ortiz (CALDO) e Belisa (MASTERplano), atrações do Clube Monkeybuzz, elegem as suas faixas icônicas de House

490 total views, no views today

Fotos: Felipe Gabriel

Hoje (26), o palco do Fabrique vai receber o DJ-set do produtor inglês Ross From Friends (Brainfeeder), Belisa (MASTERplano),  Rod x Bad_Mix e Vic Ortiz (Caldo), Rafa Toledo x Daniel Moura (Veneno) e Rico Jorge (SEReVER/Veneno). Em sintonia com o Lo-Fi House de Felix Clary Weatherall, a seleção dos artistas leva ao público um panorama da cena House no país, com destaque para a presença do coletivo Caldo, referência no estilo musical organizando festas de rua em São Paulo.

Para entrar no clima houseiro antes da festa, o Monkeybuzz trocou ideia com as minas escaladas  na noite para saber quais faixas de House em diferentes vertentes elas mais curtem. Na seleta, há desde a House típica dos primórdios em Chicago na metade dos anos 80, imortalizada pelo programa Top 5 da rádio WBMX, até a atual House de Octo Octa, repleta dos típicos vocais sampleados e referências noventistas.

Vic/Divulgação

Vic Ortiz (Caldo)

Rodney Bakerr- Helicopter 

Rodney Bakerr é um dos pioneiro da lendária cena House de Chicago. Ele foi o primeiro a adicionar guitarra ao vivo e outros instrumentos para House e Acid House. Nas apresentações live, ele incluiu guitarra e percussão eletrônica, novidade considerada muito ousada na época. Conforme Vic define a faixa Helicopter: “Trata-se de “Acid House nervosão do Rodney, um dos cara mais foda que tem ela relançada num lost tracks em 2013”

Sylvester- Lovin is Really My Game

Performer e drag-queen, Sylvester James invadiu as pistas nos anos 80 com hits de Disco já em sintonia com a House nascente na época. Produtor do clássico You Make Me Feel (Mighty Real), ele era barítono, apesar da famosa voz em falsete. Falecido em 1988 por causa do HIV, Sylvester virou ícone queer da cena Eletrônica de São Francisco.  No ano passado, ele ganhou um EP produzido por Honey Dijon em sua homenagem.  Lovin Is Really My Game é a preferida, pois é “Disco incrível do Sylvester, pai da Disco-House, inclusive,  vem desta faixa o sample da Tell You no Lie, do Rob Hood”

Galaxy 2 Galaxy – Journey of The Dragons

Com integrantes do Underground Resistence na formação, o coletivo capitaneado por Mike Banks, Galaxy 2 Galaxy, surpreendia a todos nos anos 90 com as performances live misturando Jazz à House, Techno e outras experimentações. Essa brisa sonora foi batizada High Tech Jazz, nome de uma coletânea homônima. “Eis aqui uma das minhas preferidas de todos os tempos, do coletivo mais foda de todos os tempos. Com direito ao Bruce Lee na capa. É bem jazzona, bem viagem, bem Underground Resistence”, define Vic.

Belisa (MASTERplano)

Larry Heard Presents: Mr. White – You Rock Me / The Sun Can’t Compare

Quem nunca derreteu na pista ouvindo essa faixa? Clássico arrebatador de festas criado por Larry Heard, mais conhecido como Mr Fingers. Na Chicago oitentista, curiosamente ele trabalhava pertinho da boate Warehouse, de onde dava para ver sempre as enormes filas na porta para as noites com Frankie Knuckles. Multi-instrumentista, Larry sabe tocar guitarra bateria e baixo, foi nos synths, baterias eletrônicas e drum-machines que ele se sentiu mais à vontade para criar. Intitulado como um dos primeiros artistas a fazer Deep House, ele teve lançamentos nas gravadoras mais badaladas da época, a D.J. International Records e Trax Records.

CoastDream – Soft Moon

Vem lá de João Pessoa o misterioso produtor CoastDream, que no ano passado lançou o delicioso EP Shine, novamente pela produtora inglesa X-Kalay. Em suas tracks, estão todos elementos para hipnotizar as pistas: 122BPM, vocais femininos de cantoras negras e  boas doses de Breakbeats. Nesta faixa, a linha de baixo evolui até abrir para uma pegada bem House, com melodias impecáveis.

Octo Octa – Bodies Meld Together

Vem do efervescente Brooklyn nova-iorquino a produtora Maya Bouldry-Morrison, que transicionou em 2016, o que a transformou numa referência artista transexual na House atual, junto com Honey Dijon e Eris Drew. A faixa Bodies Meld Together saiu pelo aclamado selo inglês Technicolor, que é uma ramificação mais de pista do Ninja Tune.

491 total views, 1 views today

ARTISTA: Belisa, Vic Ortiz

Autor: