LCD Soundsystem e Seus Herdeiros

Após fim da banda, seus ex-integrantes começam a aparecer em novos e ambiciosos projetos

3,049 total views, no views today

Pode-se considerar que James Murphy, Gavin Russom, Tim Goldsworthy, Juan Maclean, The Rapture e outros nomes que, em algum momento, fizeram parte da história da DFA Records foram responsáveis por resgatar as raízes da Dance Music para um público novo, que foi percebendo neste som dançante a atitude e a personalidade que não encontravam mais em nomes do Indie Rock.

Após o fim da banda LCD Soundsystem, símbolo máximo deste movimento e do estilo característico da DFA – Dance Music com influências do Punk e percussão bem marcada -, muitos procuraram novos nomes com a mesma energia, que consiguissem produzir sons cheios de história, significado, mas ao mesmo tempo, que podem ser usados só para te fazer dançar.

A DFA Records continua como uma boa opção para isso e estão trabalhando a todo vapor, tendo lançado no ano passado trabalhos de nomes como Holy Ghost e o excelente disco da banda Factory Floor, unanimidade entre os fãs do estilo como um dos melhores discos de 2013. Mesmo assim, como sempre acontece quando uma grande banda acaba, os fãs não veem a hora dos integrantes do finado projeto voltarem para a estrada.

Enquanto James Murphy – líder da banda e cabeça por trás de praticamente toda a obra – continua dedicado a outros projetos como o desenvolvimento de um sistema de som e seu próprio blend de cafés, além da produção musical em discos como Reflektor, da banda Arcade Fire, Al Doyle continua fazendo parte da banda Hot Chip e até recentemente, não eram conhecidas novidades sobre trabalhos dos demais integrantes.

Há algumas semanas, os fãs foram pegos de surpresa com vários anúncios quase que seguidos de ex-integrantes do LCD Soundsystem anunciando novos projetos, em sua grande maioria seguindo o som característico da ex-banda e do selo. Reunimos aqui as informações sobre o que já foi lançado e o que esperar de cada um dos trabalhos.

Gavin Russom

O americano Gavin Russom reúne muito do conceito por trás dos lançamentos da DFA Records. Como costumam repetir em entrevistas e artigos a seu respeito, seu propósito musical é unir o ser humano, a máquina e a arte. Assim como boa parte dos integrantes do selo, ele é obcecado em construir o ambiente perfeito para suas criações, tendo trabalhado muito construindo sintetizadores customizados para seus próprios projetos e para outros, incluindo a banda LCD Soundsystem.

Por isso, começou a também a participar das turnês do grupo, tanto comandando seus próprios sintetizadores, quanto revezando na percussão e contribuindo no vocal de algumas faixas.

O músico trabalhou também nos projetos Black Meteoric Star e The Crystal Arc, ao lado de Viva Ruiz, além de outras participações. Agora, ele está de volta em carreira solo, utilizando seu próprio nome e em um novo selo focado em Dance Music experimental, o Entropy Trax, que traz sua faixa The Purge como primeiro lançamento. Ela faz parte de um single em vinil, com tiragem de 200 exemplares (já esgotados) que traz como lado B a faixa Enthroned, ainda não disponível online.

Gavin Russom – The Purge

O projeto de Gavin Russom parece ser muito mais experimental e voltado para um nicho de apreciadores da música eletrônica, com ambas as faixas por volta dos dez minutos de extensão, sendo descritas pelo próprio autor como uma espécie de “meditação musical”. Para os fãs já iniciados na Dance Music e principalmente nos trabalhos da DFA Records, vale a audição.

Museum Of Love

Em um lado bem mais acessível da Dance Music e bastante inserido no universo de lançamentos da DFA Records está o projeto Museum Of Love, formado pelo ex-LCD Soundsystem Pat Mahoney (percussão, sintetizadores e vocais) e por Dennis McNany.

A faixa In Infancy, liberada pela dupla, traz um groove bem empolgante, mas estruturado de um jeito incomum, onde você vai se empolgando conforme a faixa vai crescendo, o vocal e outros elementos vão entrando e então você já se encontra completamente inserido no clima. Este deve ser um dos trabalhos mais legais para os fãs da banda de James Murphy, por ser mais acessível e também pela presença de Pat Mahoney, um dos mais ativos integrantes da ex-banda.

O primeiro disco deles está previsto para 19 de agosto pela própria DFA Records.

Museum of Love – In Infancy

The Juan Maclean

Poucos sabem, mas The Juan Maclean foi um dos primeiros projetos da DFA Records, sendo lançado antes mesmo de qualquer álbum da banda LCD Soundsystem. Formado por Juan Maclean, importante produtor desta cena de Dance Music do Brooklyn (NY), e por Nancy Whang, ex-integrante e assim como Mahoney, ativa participante da banda de James Murphy, o duo pretende lançar seu novo álbum, In A Dream, em 15 de setembro, pela DFA, sendo o primeiro disco desde Future Will Come, de 2009.

Com ambos os integrantes podendo se dedicar completamente ao projeto, a frequência de lançamentos e também de shows, deve ser maior e aparentemente, pela primeira vez, Nancy Whang deverá influenciar mais no trabalho do que Juan Maclean.

A faixa de oito minutos A Place Called Space é o que podemos ouvir até o momento e o resultado é bastante animador, trazendo um groove contagiante, um clima que beira o French House de nomes como Kavinsky, com guitarras, sintetizadores, uma batida Disco e um refrão Pop que chega após uma das longas introduções características dos trabalhos lançados pelo selo.

Bônus: Sinkane

A banda de Ahmed Gallab e companhia é provavelmente o trabalho lançado pela DFA Records que mais destoa dos demais lançamentos de Dance Music do selo. Mais influenciado pelo Funk, pelo Soul e incluindo a psicodelia na mistura, seu novo álbum Mean Love está previsto para o início de setembro e promete ser um dos grandes lançamentos do ano para o selo de James Murphy.

Vale aguardar pelo novo lançamento do nova-iorquino e também ouvir seu último álbum On Mars, de audição fácil e agradável, mas que curiosamente não ganhou a atenção merecida durante seu lançamento.

Museum of Love – In Infancy

3,050 total views, no views today

Autor:

Nerd de música e fundador do Monkeybuzz.