Leituras da semana: Frank Ocean, pirataria na Internet, Bobby Womack e mais

Separamos alguns dos melhores textos sobre música que lemos pela Web nos últimos dias

2,152 total views, no views today

Semanalmente, tentamos filtrar os melhores textos nacionais e internacionais sobre música que encontramos na rede, a fim de enriquecer ainda mais a bagagem do nosso leitor sobre seus temas favoritos.

Você também pode acompanhar as leituras da semana através de nossa Readlist. Ela compila os artigos e permite que você os leia em formato de e-book no seu smartphone, tablet ou até mesmo no Kindle.

Brasileiros

Uma realidade inconveniente por Christiano Calvet no Resistro

Uma análise do essencial documentário sobre o julgamento do The Pirate Bay na Suécia. O filme e o texto tratam de pirataria, Internet, legislação e confilto de gerações, essencial para refletir sobre o momento único que vivemos.

“Bem no começo do filme, o promotor pergunta se o trio se conheceu IRL (In Real Life). A resposta, dura e seca, veio da seguinte forma: ‘nós não usamos esse termo porque entendemos que internet faça parte do mundo real’.”

Pequenos Clássicos Modernos por Cleber Facchi no Miojo Indie

Cleber Facchi do Miojo Indie relembra um disco essencial de Antony and The Johnsons e ainda lhe dá o título merecido de “Pequeno Clássico Moderno”.

“Nada econômico musicalmente, o registro é ao lado de Funeral (2004) do Arcade Fire eThe Milk-Eyed Mender (2004) de Joanna Newsom um resgate maduro e sombrio de toda a produção musical das décadas de 1960/70, principalmente dos trabalhos relacionados ao Chamber Pop.”

De volta para o futuro: A lenda do Soul Bobby Womack fala sobre sua carreira por Jotabê Medeiros no Estado de SP

A lenda do Soul Bobby Womack dá uma entrevista sincera sobre sua vida, sua carreira e todos os desafios que não o impedem de ter voltado no ano passado como um dos nomes mais relevantes da música.

“Minha voz ainda é a mesma. Você não pode mudar minha voz. Quando alguém reclama: mas você gravou um disco de eletrônica, eu digo: sim, mas o que sustenta aquela eletrônica é a minha grande boca.”

Internacionais

So What Do You Do, Ryan Schreiber, Founder and CEO of Pitchfork? por Andrea Williams no Media Bistro

Uma conversa com o criador de um dos veículos mais influentes na música atualmente. Ryan dá seus conselhos para quem quer começar a escrever e opina sobre o futuro das publicações musicais.

“It’s something that you live and breathe and it’s what we’re super passionate about, so it’s just a matter of staying current and loving what you do.”

La música en ‘streaming’, una ruina para los autores por Ben Sisario no El País

Os serviços de streaming estão cada dia mais populares. Para nós ouvintes, estão se provando um bom negócio, mas e para os artistas, será que estão valendo a pena?

“‘Ningún artista podrá sobrevivir para ser profesional, excepto los que tengan un importante negocio de conciertos en directo’, explica Hartwig Masuch, consejero delegado de BMG Rights Management”

Local Natives por Ian Cohen no Pitchfork

Local Natives acaba de lançar seu belo Hummingbird e seus integrantes contam sobre a banda, o novo álbum e se estão prontos para serem representantes da cena Indie de Los Angeles.

“But working together as a band on volatile personal matters can be tough– how do you tell someone the song about his mother’s passing needs to be three minutes shorter? ‘We wanted to tear down this wall between the listener and the musician,’ Hahn recalls, talking about Ayer’s maternal ode, ‘Colombia’.”

Frank Ocean Can Fly por Jeff Himmelman no New York Times

Entrevista densa e interessante sobre uma das mentes mais criativas e celebradas da música atual. O que será que está pro trás de Frank Ocean e seu Channel Orange ?

“Like Ocean in person, the album is challenging. It demands to be taken on its own terms, and in places it puts you to work. For a first-time listener, things don’t fall into a “put this on at your party” rhythm until the fifth track, “Sweet Life,” and even then Ocean makes you stop immediately afterward for one of the album’s many nonmusical interludes.”

2,153 total views, no views today

Autor:

Nerd de música e fundador do Monkeybuzz.