Leituras Da Semana: Ventre, Preconceito Musical, Disco Revival e mais

Separamos alguns dos melhores textos sobre música que lemos pela Web nos últimos dias

 2,692 total views

Semanalmente, filtramos os melhores textos nacionais e internacionais que encontramos na rede, a fim de enriquecer ainda mais seu conhecimento sobre música Você também pode acompanhar as leituras da semana através de nossa Readlist. Ela compila os artigos e permite que você os leia em formato de e-book no seu smartphone, tablet ou até mesmo no Kindle.

Diversidade e Preconceito Musical, por Por Ariane Alves, Marcelo Grava e William Nunes no site JPress

Um dos temas discutidos em rodas sobre música como cultura e comportamento é o do preconceito musical. Neste artigo escrito a seis mãos, os jornalistas citam principalmente exemplos do Funk Carioca e Electrobrega e mostram de que forma este julgamento prévio afeta e interefere na percepção musical.

“A discriminação sobre os ritmos mais recentes, como o funk e o tecnobrega, não são muito diferentes, mas carregam também um amplo fator social. No caso do pancadão carioca, a estrutura lírica ainda contribui para este distanciamento. “O funk tem sim letras ‘proibidonas’, sexistas e machistas, mas a pessoa sequer ouve o funk menos agressivo e já iguala tudo no ‘ruim’. Já no caso do tecnobrega, o lance é o preconceito pelo desconhecido mesmo”, afirma Marcos Lauro, jornalista e colaborador da revista Rolling Stone.”

recomendado por Lucas Cassoli

A Rational Conversation: How Deep Is The Disco Revival?, por Erick Ducker no site NPR Music

Em sua coluna, Erick Ducker discute com especialistas no assunto a que se refere sua pauta e, para conversar um pouco com sobre a volta da Disco Music, o jornalista convida James Friedman. Nessa conversa, os dois discutem um pouco sobre lendas como Giorgio Moroder e Cerrone estarem de volta, seja remixando novatos como Haim e Coldplay ou participando de discos como Random Access Memories, do duo Daft Punk.

“Disco has indeed been creeping for well over a decade. First there was the disco punk stuff championed by the Rapture and LCD Soundsystem, which was followed pretty quickly by poppier acts with a disco beat, from success stories like The Killers to also-rans like Louis XIV. In parallel, there was Kylie and Madonna bringing disco into pop. All the while the more classically minded dance music enthusiasts”

Recomendado por Nik Silva

Entrevista: César Lacerda + Ventre, por Guilherme Canedo no Música Pavê

César Lacerda e a banda Ventre são alguns dos nomes que participarão do projeto /remix, do site Musica Pavê, no qual bandas reimaginam as músicas de outros artistas. Por isso, eles bolaram uma entrevista bem legal com o mineiro César e com Gabriel Ventura, da Ventre, saindo dos clichês e fazendo ambos mergulharem fundo em seus próprios sons em uma conversa bastante interessante.

“César Lacerda: É natural que sejamos também plateia e divulgadores dos trabalhos alheios. Essa rede afetiva da música independente criou um laço muito forte que é o que, em grande parte, sustenta a propagação desta música.”

recomendado por Lucas Repullo

How To DJ Your Own Wedding, por Evan Minsker no Pitchfork

Evan Minsker é jornalista musical e sua futura mulher, fotógrafa profissional. Eles vão se casar neste final de semana e decidiram cortar custos – além de se divertirem muito mais – não contratando um fotógrafo, nem um DJ para o casamento, aproveitando da habilidade dos dois para estas atividades. Se algum leitor do Monkeybuzz vai se casar em breve, não deixe de pensar na alternativa de ter um casamento com a sua cara, será muito mais divertido para todos os envolvidos. Caso não pretenda se casar tão cedo, vale dar uma lida no guia mesmo assim, quem sabe algum amigo ou parente não decide te chamar pra comandar as pickups em um dia tão especial?

“At this point, I’ve spent hours trying to nail down the right playlists, and it is not an easy job. There’s a lot of second-guessing involved. I frequently catch myself trying to get in the heads of my more musically attuned friends who will be in attendance—people in bands, friends who have been loudly critical of my road trip playlists, and so forth. I’ve had to remind myself a bunch of times that hey, it’s my wedding, and if people have a problem with the music I pick, tough shit.”

recomendado por Lucas Repullo

 2,693 total views

Autor: