O Doce e Pop Twee

Saiba mais sobre esse estilo surgido no Reino Unido há umas décadas e ganha cada vez mais força na cena Indie com bandas como Belle & Sebastian (foto) e Camera Obscura

3,554 total views, 2 views today

O Twee teve como base o início do movimento independente com a C86 , cassete lançado em 1986 pela revista NME com artistas independentes da época, com o Indie Pop e o Shoegaze, estilos preponderantes da época em questão.

Twee, na verdade, não tem um significado preciso. É algo como “fofo” “bonitinho” “cute”. Daí, bandas que faziam uma música com letras divertidas, fofas, e até mesmo infantis, levaram esse rótulo. A referência vinda do Indie Pop é clara, principalmente devido aos vocais harmoniosos e bem claros, limpos. Porém, como dito anteriormente, o Twee tem a influência do Shoegaze principalmente devido ao uso de sintetizadores e das guitarras melódicas – dessa vez menos distorcidas mas ainda com o mesmo espírito melódico que apresentava nesse último.

No final dos anos 80 e começo dos anos 90, aparecia o movimento do Britpop. Este foi um fato muito importante para o surgimento do Twee ,que agora fazia uma mistura entre as bandas pioneiras do cenário independente como The Pastles e o novo som que surgia em bandas como Supergrass e até mesmo o Pulp, que já era um pouco mais antigo, mas que fez parte do movimento.

O fato do movimento ter essa influência no Twee fez com que várias bandas do estilo fossem dessa região, como Inglaterra e Escócia principalmente, como os ingleses do Talulah Gosh e do The Field Mice, os escoceses do Belle and Sebastian e do Camera Obscura, e os mais atuais Pocketbooks. Entretanto (e ainda bem), como toda boa música, o gênero foi se espalhando e já temos (boas) bandas do estilo fora do Reino Unido – que são os casos dos The Smittens e One Happy Island, ambas dos Estados Unidos, The Brunettes da Nova Zelândia, os franceses do Eux Autres, e os holandeses do The Narcoleptic Dancers.

No geral, as bandas se baseiam no Indie Pop antigo com as letras mais “fofas”, dando assim o Twee “mais clássico”. Porém, muitas vêem misturando elementos como o Folk e o Synthpop dando uma nova cara para esse estilo, que já tem um bom tempo de estrada e que ainda tocam bastante nos iPods e no computador do pessoal até hoje.

Discografia básica:

Talulah GoshBackwash

The Field MiceWhere’d You Learn to Kiss That Way?

The PastelsUp for a Bit With The Pastels

Discografia atual:

Camera ObscuraMy Maudlin Career

Belle and SebastianThe Boy With the Arab Strap

The SmittensGentlefication Now!

The Narcoleptic DancersNot Evident

The BrunettesPaper Dolls

3,555 total views, 3 views today

Autor:

Marketeiro, baixista, e sempre ouvindo música. Precisa comer toneladas de arroz com feijão para chegar a ser um Thunderbird (mas faz o que pode).