Projeto da Mata Convida: Kiko Dinucci

Conheça o Projeto da Mata, no qual o violonista dá continuidade à sua missão de conferir uma roupagem contemporânea aos ritmos e estilos puramente brasileiros

 2,056 total views

Fotos: Gina Dinucci

Popularmente, acredita-se que sexta-feira 13 dá azar. Se isso for verdade, posso dizer que houve uma exceção à regra na semana passada. Em um encontro único, o grupo Projeto da Mata apresentou-se pela primeira vez com o violonista Kiko Dinucci numa noite de muita agitação no Centro Cultural Rio Verde, na Vila Madalena.

Sob a curadoria de Kim Cotrim, responsável pela produção de eventos musicais em São Paulo como o Projeto Vinagrete e o Festival Outras Noites, um tributo aos principais compositores da música popular brasileira que inicia sua nova edição no próximo sábado dia 21 de abril, a noite no Rio Verde contou com a participação de Dante Rui na mesa de som com sua Curadoria Sonora Dançante, um trabalho voltado à pesquisa de sons e ritmos que vão da cultura popular brasileira à Soul Music.

Com sete anos de estrada, o Projeto da Mata nasceu em Guarulhos com a vontade de traduzir sonoridades da região Norte do Brasil para uma linguagem contemporânea. Influenciados pelos diversos ritmos da cultura popular brasileira, como Carimbó, Forró, Frevo, Maracatu, Cavalo Marinho e Bumba Meu Boi, o grupo dialoga com outras vertentes musicais como o Afrobeat, o Jazz, o Reggae e o Rock. Com o intuito de divulgar a música regional brasileira, lançaram recentemente o documentário Minha Força é meu Batuque. Assista a um trecho do filme:

Conterrâneo de Guarulhos, Kiko Dinucci foi ex-guitarrista de uma das maiores bandas de hardcore da década de 90, a Personal Choice. Atualmente, faz parte da nova geração de sambistas de São Paulo e já tocou ao lado de nomes como Criolo, Emicida, Mamelo Sound System, Lurdes da Luz, Maurício Takara e Dom, Elza Soares, Daniel Ganja Man, Tulipa Ruiz, MC Sombra e Romulo Froés. A presença da ancestralidade africana é uma constante em seus trabalhos, seja em seu antigo grupo conhecido como Bando Afromacarrônico, seja ao lado da cantora Juçara Marçal no disco Padê. Envolvido em diferentes projetos como Duo Moviola com Douglas Germano, Passo Torto com Romulo Froés, Macelo Cabral e Rodrigo Campos e no trio Metá Metá com o saxofonista Thiago França e Juçara Marçal, Kiko Dinucci transita entre vários estilos que complementam a sua trajetória eclética como artista.

Toda a pluralidade musical de nosso “caldeirão cultural” brasileiro veio à tona nesse encontro entre Projeto da Mata e Kiko Dinucci com fusões e hibridismos musicais que vão do Forró ao Reggae, do Carimbó ao Rock, do Maracatu ao Jazz. A afro-batucada barbuda periférica desses músicos dá vida às mais remotas e esquecidas tradições da nossa cultura popular brasileira, fazendo a ponte entre a periferia e o centro, entre o campo e a cidade, entre a tradição e a modernidade.

Para saber mais:

Projeto da Mata

Kiko Dinucci

Kim Cotrim Produções

Festa Outras Noites 2012

 2,057 total views

ARTISTA: Kiko Dinucci

Autor:

Antropólogo batuqueiro. Dependendo do contexto, toca de tudo um pouco ou nada de muito.