(Re) Descobrindo Fiona Apple

Depois de um hiato de quase seis anos, um ícone dos anos 90 volta aos palcos com disco novo prestes a sair. Quer saber por que estamos falando tanto da moça ultimamente? Veja aqui três grandes momentos de sua carreira

 5,248 total views

Temáticas fortes, talento indiscutível, voz doce e potente e uma qualidade musical de altíssima qualidade. Acho que isso consegue descrever um pouco sobre a Fiona Apple. Ela foi um dos grandes nomes dos anos 90, sucesso de crítica e público. Logo em seu primeiro disco, a moça vendeu mais de 3 milhões de cópias e, antes de completar 20 anos, já tinha na sua estante uma estátua do Grammy. É por fatos assim que já estamos esperando ansiosamente o novo disco da moça.

Com três discos gravados Fiona passou muito bem pelo primeiro e segundo discos, já no terceiro, Fiona foge de tudo isso e parte para um lado mais anti-Pop (segundo a gravadora), Extraordinary Machine foi gravado em 2002, mas foi lançado só em 2005 por esse impasse com a gravadora. Mesmo bem aceito pelos fãs, os críticos não foram tão gentis com Fiona, ao contrário do que fizeram em seus dois primeiros lançamentos.

Vamos ver três grandes momentos da carreira da moça e esperar o novo disco, The Idler Wheel Is Wiser Than The Driver of The Screw And Whipping Cords Will Serve You More Than Ropes Will Ever Do (sim, ela gosta de nomes grandes), que sai dia 19 de Junho.

Criminal foi tirado do primeiro disco da moça, Tidal de 1996, que além de vender igual água rendou bons vídeos e até mesmo um VMA na categoria Best New Artist. Este foi um dos primeiros clipes da moça, divulgando esse excelente álbum.

Fast as You Can, foi retirado do segundo álbum, When the pawn… (um nome gigante, com mais de 90 palavras, que veio de um poema que ela escreveu em resposta as críticas que estava recebendo na época). Esse disco já se mostrava bem mais completo, com influências de Jazz, Funk e Rock Clássico, recheados de arranjos de violinos e instrumentos pouco comuns.

Depois de quase seis anos de hiato, Fiona voltou aos palcos em 2012 no festival texano SXSW e mostrou duas músicas. Uma delas você vê aqui em baixo, Every Single Night estará presente no novo disco da moça.

Como bônus você pode ouvir a versão definitiva de Every Single Night, lançada como single essa semana.

 5,249 total views

ARTISTA: Fiona Apple
MARCADORES: Redescobertas

Autor:

Apaixonado por música e entusiasta no mundo dos podcasts