Sete Clipes pra Virar Fã de Weezer

Com seu décimo álbum anunciado, banda segue favorita entre o público alternativo

 5,764 total views

Ou você comemorou que Weezer anunciou seu décimo álbum (Everything Will Be Alright in the End), ou não conhece a banda o suficiente. Sim, porque é um daqueles grupos que sabem conquistar os fãs de música com um som divertido, bem feito e fora de qualquer “mais do mesmo” que o Rock e suas vertentes pregaram nos vinte e pouquinhos anos desde que o quarteto surgiu.

O som é tão agradável que fez com que a banda conquistasse seu espaço entre bandas de alcance muito maior na mídia sem nunca “se vender” ou perder seu status de “alternativa”. Pode acreditar, há muitas chances de você gostar muito de suas músicas.

Um passeio por seus clipes vai te ajudar a entender a pegada divertidíssima do grupo, relembrar alguns hits muito bons e talvez até te render uma nova banda pra chamar de favorita. Quem sabe?

Buddy Holly

Quem curte Weezer provavelmente recomendaria essa pra alguém que ainda não está muito familiarizado com a banda e mesmo estes tem grandes chances de já conhecer a música. Este é o segundo clipe do grupo (lançado em 1994) e, assim como o anterior, também foi dirigido pelo cineasta Spike Jonze (que fez recentemente o filme Ela (Her)). Nele, vemos a banda tocando no cenário da sitcom Happy Days, muito popular nos EUA nos anos 1970. Mas a referência vai mais longe ainda, já que seu som vem como uma consequência direta do Rock popularizado nos anos 50, década em que se passa a série.

(If You’re Wondering If) I Want You Too

Esse tema da vida nos Estados Unidos (cujo termo para o estilo é americana) se repete em diversos momentos da carreira da banda, como neste vídeo de 2009. O interessante é que essa imersão na estética e nas referências dá também uma base maior para um posicionamento mais crítico quando preciso. No entanto, não é o caso aqui neste clipe dirigido pelo mesmo Marc Webb de 500 Dias com Ela, que se preocupa mais em divertir tanto quanto a faixa. E consegue.

Beverly Hills

E já que a palavra da vez é diversão, este aqui foi gravado na Playboy Mansion, com participação do próprio Hugh Heffner e de várias de suas “coelhinhas”. Lançado em 2005, é mais uma prova da jovialidade que o Rock possui e que a banda, em sua busca por um som contemporâneo, mas bem enraizado no gênero, sempre acaba fazendo.

Keep Fishin

Saindo de temas mais “adultos” e indo na direção oposta, Weezer lançou em 2002 um videoclipe com a participação da turma The Muppets. Ele usa aquele senso de humor infantil pra contar uma história na qual o baterista é sequestrado pela musa Miss Piggy. Precisa provar ainda mais o quanto a banda está comprometida em querer te divertir?

Pork and Beans

Ok, se meninas seminuas ou lembranças da infância não são o suficiente pra te divertir, este clipe de 2008 tem chances de te agradar. A brincadeira aqui é ir direto na mãe de todas as zueiras do nosso tempo, a chamada Internet, e revirar referências que a cultura Web tinha nos dado já naquela época (lembre-se que o YouTube já tinha três anos de popularidade, mais do que o suficiente pra suas crias já fazerem parte do repertório popular). Tem fails, Coca Cola com Mentos e gente que naquela época já era subcelebridade.

Island In the Sun

Spike Jonze novamente, agora com bichinhos super fofos, como leões e ursos. Filhotes, gente, filhotes! Só não gosta quem não tem coração. O vídeo é de 2001 e a música, uma delícia.

Say It Ain’t So

Aquela música que todo mundo já ouviu na discotecagem antes de começar algum show, que toda banda já fez cover e que algum DJ sem noção já deve ter tocado na balada, sem perceber que não é porque é Weezer e não é porque é um grande hit da música independente que você vai querer dançar essa. Mas você curtiu todas as vezes. O vídeo foi dirigido por Sophie Muller e gravado na casa em que a banda ensaiava.

Everything Will Be Alright in the End ainda não tem data de lançamento confirmada, mas tenho certeza que dá tempo de você ir atrás da discografia do grupo até lá e se tornar fã – algo não muito difícil de acontecer.

 5,765 total views

ARTISTA: Weezer
MARCADORES: Redescobertas

Autor:

Comunicador, arteiro, crítico e cafeínado.