SINAPSE: nostalgia roteirizada

Belle & Sebastian, storytelling, “Licorice Pizza” o acerto de contas com o passado

 274 total views

Fotos: Mariana Poppovic

Um músico e suas livres associações nas zonas de contato da arte (sempre às quartas-feiras).

 

STORYTELLING

Belle & Sebastian, Licorice Pizza e a nostalgia.

 

Depois de sete anos, a banda escocesa Belle & Sebastian lançou um álbum inédito chamado A Bit of Previous. Produzido integralmente pela própria banda em Glasgow, cidade natal do grupo, a sonoridade arredondada e melódica do disco leva os ouvintes a arranjos do início de carreira, como o do clássico Tigermilk. O título, “um trocadilho para se referir a relacionamentos passados”, é uma referência aos “impulsos nostálgicos” da banda.

O projeto conta com quatro capas diferentes. Há, em todas elas, uma fotografia em tom de sépia, assim como personagens em paisagens outonais, vestidos com casacos pesados e de aspecto antigo, meio escondidos. Como sombras que perderam a definição, os fantasmas indicam uma presença de um momento que se recusa a ir embora.

A primeira música do disco, “Young and Stupid, parece resumir bem a complexa relação da banda com a nostalgia. A letra, irônica, evoca os tempos felizes da juventude ao mesmo tempo em que chama esse sentimento de estupidez. Os versos de Murdoch, que elaboram a ideia de que a puberdade era um lugar melhor, mas não tanto assim, tentam desenhar uma linha que o separa do presente.

Consciente dessa nostalgia, Stuart Murdoch, fundador da banda, tuitou: “como ouvir o nosso novo LP se você já é um fã estabelecido: pegue uma bebida. Entenda que não é o Sinister, Tigermilk ou Arab Strap. Entenda que nós não conseguiremos te levar de volta para aqueles dias e à maneira como você se sentia”.

Licorice Pizza, o novo filme do Paul Thomas Anderson, se passa no lugar de infância do diretor, a saber, nos arredores da cidade de Los Angeles dos anos 1970. O filme retrata uma amizade entre um adolescente e uma mulher 10 anos mais velha. A relação entre os dois, platônica, parece traduzir a impossibilidade de termos uma relação com  o nosso próprio passado.

O nome Licorice Pizza (“pizza de alcaçuz”) faz referência a uma loja de discos de vinil que existia na cidade na época. O trocadilho vem por conta da semelhança do doce com o material do disco. No entanto, não há qualquer referência à cultura do vinil no filme, mas é interessante notar como a música é um lugar privilegiado para a sensação da nostalgia.

Com Belle & Sebastian, creio que a ideia de nostalgia não se trate necessariamente do revival, esse apego do pop e a reincidente tentativa de emular uma época mágica em que tudo era melhor. Trataria, mais, da consciência da própria juventude, tema que caracteriza Belle & Sebastian e que, através de suas personagens e storytelling, exemplifica esse lugar característico de aprendizado e descoberta.

Que maneira melhor de reviver o passado do que contar histórias? O storytelling é uma forma poderosa de relembrar e de acertar as contas com o que passou, mas também de redesenhar as partes de nossa história que achamos que precisam de reajustes.

 275 total views

Autor:

é músico e escreve sobre arte