Surf Music, Califórnia e o Punk Pop Praiano de Best Coast

Auge do duo veio em disco dançante, lisérgico e que se aproxima de uma rotina adolescente

3,664 total views, 2 views today

Sabe aquele disco lançado há algum tempo que você carrega sempre com você em iPod, playlist e coração, mas ninguém mais parece falar sobre ele? A equipe Monkeybuzz coleciona álbuns assim e decidiu tirar cada um deles de seu baú pessoal e trazê-los à luz do dia. Toda semana, damos uma dica de obra que pode não ser nova, mas nunca ficará velha.

Best CoastCrazy For You (2010)

Se o mais recente EP da banda Best Coast, Fade Away, foi uma divisor de opiniões entre os entusiastas de seu som em 2013, já houve uma época na qual Bethany Cosentino e Bobb Bruno deixaram seus fãs loucos por eles com suas doces baladas Punk Pop permeada do começo ao fim pela Surf Music. Esse período cabe ao disco Crazy For You, que projetou de vez a dupla a público, principalmente por criar uma identidade muito peculiar e autêntica para o começo dos anos 10.

O casal de amigos fez reviver uma nova procura de público pelo Rock tipicamente californiano, estado do qual Bethany e Bobb foram radicados, tendo influenciado de forma muito grande em suas composições e até mesmo em suas referências sonoras. Originais de Los Angeles, os músicos emanam suas referências diretas provindas de nomes como The Beach Boys e o Rock dos anos 50 e 60, calhando até a overdose Pop dos anos 90 da qual Cosentino e Bruno se alimentaram durante seu crescimento, que refletem muito também nas letras e no viés grudento e propositalmente repetitivo do duo.

Juntar influências de um som enraizado no litoral a um Punk Pop e ainda soar agradável e dançante não é pra qualquer um, e esse título provavelmente é de Best Coast desde o tal álbum de 2010, que, em pouco mais de 30 minutos de execução, sendo que a maioria das faixas mal chegam aos três minutos, chamou a atenção de tanta gente relevante em um curto período de tempo. Um dos casos aconteceu com Drew Barrymore, que topou dirigir o curta da banda com Chlöe Moretz e Miranda Cosgrove para Our Deal. O vídeo traz uma bela epopeia audiovisual que explora a guerra entre gangues urbanas e o amor adolescente na mesma dosagem – tudo muito próximo aos propósitos conceituais do tal projeto.

Outro traço que muito reflete sobre o que a banda faz é o constante looping sonoro pelo decorrer das músicas, permeada por refrões que ecoam tanto em ritmo frenético (I Want To e When I’m With You) qunto em momentos mais desacelerados (Boyfriend, Our Deal e Bratty B), deixando espaço até para uma liberdade poética de se pensar que essa é uma maneira de replicar as inquietas ondas do mar da região geográfica que vivem reverberadas em ondas sonoras.

Gravado no período de 2009 a 2010, Crazy For You foi lançado pela Mexican Summer e contou com a produção de Lewis Pesacov, que já tinha trabalhado com nomes como We Are Scientists, com o selo Fool’s Gold e tocado com Ariel Rechtshaid na extinta banda Foreign Born. O disco foi extramamente bem aceito pela mídia e inclusive figurou no Top 200 da Billboard assim que lançado, ocupando espaço entre os 30 mais bem vistos do ano.

3,665 total views, 3 views today

ARTISTA: Best Coast
MARCADORES: Fora de Época

Autor:

Jornalista por formação, fotógrafo sazonal e aventureiro no design gráfico.