Três Novos Documentários Musicais Imperdíveis

Boa safra traz filmes que utilizam de formatos criativos para contar histórias

 5,261 total views

Documentários sobre música sempre foram uma das maneiras mais interessantes de conhecermos mais sobre nossos artistas favoritos, e os últimos meses tem sido especialmente criativos com o formato, trazendo novas oportunidades de reflexão sobre a vida e carreira de bandas que gostamos.

Estes três filmes (e um bônus) bem recentes brincam muito bem com o gênero cada vez mais valorizado dos documentários.

Nick Cave – 20.000 Dias na Terra

Nick Cave é uma daquelas poucas mentes criativas vivas e em atividade que não temos medo de colocar na lista entre os maiores de todos os tempos. Neste longa dirigido por Iain Forsyth e Jane Pollard, um híbrido entre documentário e ficção, o músico viaja por memórias de sua vida e de sua carreira e ainda nos apresenta flashes da criação de Push The Sky Away, seu último álbum.

Qualquer fã poderá dizer sem titubear que cada experiência consumindo algo produzido por Nick Cave é engrandecedora, e com este filme não é diferente. Belíssimo, inspirador e emocionante, mistura boa música, histórias inacreditáveis e pequenas crônicas escritas pelo próprio ao longo da narrativa, como o belo trecho abaixo. Um dos grandes documentários musicais recentes.

“Quem conhece sua própria história? É claro que esta não faz sentido enquanto estamos no meio dela. Tudo é apenas tumulto e confusão. Isto só se torna uma história quando a contamos e recontamos. Nossas pequenas e preciosas lembranças que repetimos para nós e para os outros. Primeiro criando a narrativa de nossas vidas e depois impedindo que a história se dissolva na escuridão.”

Nick Cave – 20.000 Dias Na Terra será distribuído no Brasil pela Zeta Filmes, mas ainda não teve sua data de lançamento confirmada.

Mistaken For Strangers

O diretor Tom Berninger decidiu contar a história da banda de seu irmão, Matt Berninger, líder do grupo The National. O que provavelmente ninguém esperava – ou todos esperavam, já que o filme todo tem uma vibe meio fake que o torna especial – era que aquele mix de imagens aleatórias, pessoais e constrangedoras de uma turnê mundial da banda poderia se tornar um dos documentários musicais mais elogiados e criativos dos últimos anos.

A trajetória de Tom como irmão fracassado de um Rock Star tentando se encontrar artisticamente é a moldura perfeita para o retrato de uma banda que descobriu o sucesso de maneira súbita e inesperada. Para enfeitar a narrativa, o filme conta com “participações especiais” de Annie Clark (St. Vincent), Werner Herzog (diretor de cinema), Barack Obama, John Krasinsky (The Office) e Will Arnett (Arrested Development, Bojack Horseman), entre outros, todos aparecendo como fãs da banda.

Mistaken For Strangers ainda não tem data de lançamento no Brasil.

Memphis

Peço desculpas por enganá-los com o título da matéria, mas Memphis não é um documentário. O diretor Tim Sutton decidiu contar a história de um músico de Blues que está sofrendo de um bloqueio criativo. Enquanto o filme de Nick Cave é um documentário com cara de ficção, este é uma ficção com cara de documentário, principalmente pelo fato de o personagem principal se chamar Willis e ser estrelado pelo talentoso músico, conhecido pelos leitores do Monkeybuzz, Willis Earl Beal.

O filme é uma experiência emocionante para qualquer fã de música, assistindo à tentativa de um rapaz reencontrar sua forma de expressão artística, inspirado pelo cotidiano, pela fé e por momentos musicais.

Memphis já foi lançado no exterior, mas não tem previsão de lançamento no Brasil

Bônus: Heaven Adores You

Para quem ficou decepcionado com a última dica que não era exatamente um documentário, deixo aqui uma última sugestão, ainda não lançada comercialmente, mas que é um dos filmes mais esperados por qualquer bom fã de música. Heaven Adores You foi financiado coletivamente e traz gravações raras de Elliott Smith, um dos maiores músicos e compositores de sua geração.

Por enquanto o filme ainda está rodando em festivais pelo mundo e não há data de lançamento no Brasil.

 5,262 total views

Autor:

Nerd de música e fundador do Monkeybuzz.