Uma trilha alternativa para a nova animação de Tim Burton

“Frankenweenie” ganhou músicas de Karen O e Grouplove em um disco de faixas inspiradas pelo novo filme do diretor para a Disney

2,963 total views, no views today

Em uma mudança de ritmo na coluna, optei por falar hoje da trilha de um filme que ainda não saiu. Aliás, nem é da trilha-sonora em si, mas do disco com músicas inspiradas pela produção – completando o que eu disse no artigo sobre Godzilla que hoje em dia isso não se faz mais tanto quanto há alguns anos.

É que a trilha de Frankenweenie, filme de Tim Burton para a Disney, foi composta pelo grande Danny Elfman, que já trabalhou com o diretor em filmes como A Noiva Cadáver, mas diversos outros artistas estão presentes no álbum Frankenweenie Unleashed!, uma tentativa de prolongar a (renda) vida do lançamento no cotidiano do espectador.

Trata-se de uma versão 3D e contemporânea para o curta que Burton fez em 1984, que conta a história de um garoto que dá vida ao seu cão recém-falecido, inspiração retirada do clássico Frankenstein de Mary Shelley. Ou seja, tem aquela morbidez que o diretor tanto gosta e o potencial afetivo que a Disney tanto preza em suas obras.

A principal canção, que abre o disco, foi feita pela artista mais freak e fofa da música hoje, Karen O. Sua Strange Love, por mais bonitinha que seja, tem um quê brega e kitsch que casou muito bem com o vocal da moça. Dá para visualizar os créditos de abertura do filme com protagonista brincando com o cachorro em um sumário de diversas ações em meio aos letreiros – até para aproveitar aquele fator “parque de diversões” do 3D.

Karen O – Strange Love

Já as outras faixas, por melhores que sejam, não são tão fáceis de encaixar no filme mesmo, daí o seu espaço apenas em um disco separado. Grouplove, Mark Foster (Foster the People), Kimbra, Neon Trees e Passion Pit são alguns dos nomes que participam da compilação com músicas novas. Há ainda uma propícia cover de Pet Sematary, dos Ramones, feita pela Plain White T’s.

Não dá para afirmar se Frankenweenie terá o mesmo sucesso cult das outras animações de Tim Burton, ou se repetirá a carreira mal vista de sua última parceria com a Disney, Alice no País das Maravilhas. O que podemos fazer desde agora é curtir o disco Unleashed! e torcer para o melhor.

Mark Foster – Polartropic (You Don’t Understand Me)

Grouplove – Underground

Plain White T’s – Pet Sematary

2,964 total views, 1 views today

Autor:

Comunicador, arteiro, crítico e cafeínado.