Ouça: Adult Jazz

Quarteto de Leeds tem um intrincado som que mistura gêneros como Post-Rock, Folk Experimental e Jazz

 3,092 total views

Se para novas bandas estar na Internet é cada vez mais importante para mostrar e espalhar sua música, o quarteto inglês Adult Jazz segue na contra mão e se releciona muito pouco com a Rede. Uma escolha que pode não parecer tão sensata nos dias de hoje em que tudo se transforma em zeros e uns, mas a real popularidade de uma banda não é medida pela quantidade de likes no Facebook, mas pelos fãs que acumulam com seu trabalho (e, por falar na rede social de Zuckerberg, sua fanpage foi criada por um fã).

Com esse comportamento de não estar superexposto na Internet, não é tão fácil achar informações sobre a banda. Alguns poucos singles, um clipe, alguns poucos vídeos ao vivo e algumas descrições e notícias sobre as tais faixas são tudo o que se consegue de informação sobre o recluso quarteto, que parece mais interessado em disseminar sua música à moda antiga com shows e pelo boca a boca. E quanto a shows, a banda está muito bem neste quesito, chegando até mesmo a se apresentar no festival holandês Le Guess Who e lotar uma apresentação no Live At Leeds, só para citar alguns. O segredo para tal sucesso é, sem dúvida alguma, a qualidade de sua música, que você pode comprovar com o clipe de Springful – lançado em janeiro deste ano.

Tendo o foco na música e não em como disseminá-la por aí, o quarteto cria um intrincado som experimental baseado no Folk, Rock, Blues, Post-Rock e, é claro, Jazz, mas que, mesmo com essa salada estilística, consegue se manter extremamente acessível. Sua música tem um quê Dirty Projectors, Alt-J, St. Vincent e até mesmo Sufjan Stevens com suas construções livres de barreiras estilísticas e que exploram os mais variados humores, conceitos e gêneros – às vezes faz tudo isso dentro de uma só faixa.

Seguindo ritmos quebrados e variados, trazendo grande dinâmica com arranjos surpreendentes e buscando ter uma instrumentação rica, porém concisa, o grupo tem em mãos uma sonoridade realmente única.

A banda foi formada em 2011 e desde então se concentra em sua apresentação ao vivo (os dois vídeos abaixo são dessa época). Ganhando reconhecimento ao longo de todo este tempo e amadurecendo suas faixas, o grupo vem preparando seu primeiro disco para estrear agora em 2014. As faixas Am Gone, Springful e Spook estarão presentes em Gist Is, álbum de estreia do grupo, esperado para 4 de agosto, pelo selo Spare Thought.

E, por essas três prévias, fica aí a esperança para vermos o que pode ser um dos grandes trabalhos de 2014.

 3,093 total views

ARTISTA: Adult Jazz
MARCADORES: Ouça

Autor:

Apaixonado por música e entusiasta no mundo dos podcasts