Ouça: Alessia Cara

Assim como Lorde, cantora canadense tem poder ímpar de capturar emoções dos jovens

Loading

Um dos principais motivos da jovem neozelandesa Lorde ter feito sucesso entre o público mais jovem é a capacidade dela de dar voz a esse grupo, de dizer coisas que estavam entaladas em suas gargantas ou simplesmente de conseguir colocar em palavras a sensação (às vezes claustrofóbica) de ser jovem nos dias de hoje. É claro que outras competências musicais também colaboraram para o tremendo sucesso da garota, mas creio que esse foi o ponto decisivo para ela se tornar bem mais que apenas mais uma estrela teen com data de validade próxima de experiar.

Começo esse texto citando Lorde porque há uma proximidade bem grande entre nossa dica de hoje com o que a cantora conseguiu atingir logo em seus primeiros meses de estrelato. Musicalmente, não há tantos paralelos assim, a não ser a voz marcante e o talento ao cantar de ambas, porém o que mais chama a atenção na música de Alessia Cara, assim como a da jovem neozalendesa, é a capacidade de relacionar diretamente com seu público e desengasgar algumas verdades de seus ouvintes em forma de música.

Here, o principal, e até então único, single oficial de Alessia, mostra bem isso. Em uma faixa que em apenas três minutos consegue dizer muito de uma sensação comum entre muitos de nós. Ela mostra uma certa pressão social e convenções que temos que seguir, mas que nos deixam com aquela impressão de não pertencer àquele lugar. A faixa é poderosíssima e não só em sua letra. Com samples de Portishead e uma batida quase Hip Hop em cima, a faixa se desenvolve em um bom misto que deve agradar os fãs de música R&B e Pop.

Ninguém melhor que uma jovem de apenas 18 anos para se comunicar o que os jovens sentem e pensam, não é? Essa canadense consegue traduzir e transformar em canções parte deste turbilhão de sentimentos que temos nessa idade. Uma coisa que poucos músicos ou mesmo artistas num sentido mais amplo conseguem fazer sem ter de recorrer a clichês ou modinhas passageiras. Acho que a sinceridade como ela fala tudo isso, mais do que sobre sua geração, mas dela mesma, é o que mais chama a atenção em sua música.

Além de Here, Alessie também mostrou os singles Wild Things e Scars – ambas que até então têm somente suas versões ao vivo disponíveis. Somente ao violão, a moça mostra também qualidade quando acompanhada em arranjos mais minimalistas ou distantes das batidas do Hip Hop que são tão marcantes em seu principal single. A temática delas continua comunicando bastante aos jovens em letras que falam sobre se aceitar e achar seu próprio lugar.

Loading

ARTISTA: Alessia Cara
MARCADORES: Ouça

Autor:

Apaixonado por música e entusiasta no mundo dos podcasts